Covid-19
Sorocaba teve 1.317 casos na semana passada e, nesta, 326
Conforme relatório divulgado ontem (13) pela pasta, ainda foram contabilizados 123 pacientes recuperados e três mortes

Sorocaba registrou uma diminuição significativa no número de casos de Covid-19 na última semana. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SES), foram registrados 326 novas ocorrências da doença nos últimos sete dias, o que representa uma queda de quase 75% em relação à semana anterior, que teve 1.317 testes positivos para o novo coronavírus. Conforme relatório divulgado ontem (13) pela pasta, ainda foram contabilizados 123 pacientes recuperados e três mortes.
Os óbitos, no entanto, foram recebidos pela Prefeitura por retroalimentação da pandemia, ou seja, casos não contabilizados na época, que acabam sendo notificados tardiamente. As vítimas são uma mulher de 78 anos, sem comorbidades; um homem de 81 anos, cardiopata e diabético, e outro homem, 88, cardiopata e com doença neurológica. Desde o início da crise sanitária, a cidade recebeu 145.544 notificações de casos confirmados, 3.230 de óbitos e 141.991 de recuperados.
Vacinação
A campanha de vacinação contra Covid-19 ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. As doses da Pfizer Pediátrica Baby serão aplicadas exclusivamente em crianças com comorbidades, de idade entre 6 meses a 2 anos, além do reforço, nos seguintes postos de saúde: Aparecidinha, Cerrado, Fiori, Hortência, Rodrigo e São Bento. A SES informou à reportagem que, para crianças dessa mesma faixa etária sem comorbidades, o município aguarda o envio de doses pelo Ministério da Saúde.
UFS Wanel volta a vacinar
Na edição de ontem do Cruzeiro do Sul, foi relatado que a Unidade de Saúde da Família (UFS) Wanel Ville, na zona oeste da cidade, havia suspendido a aplicação de vacinas devido ao furto da fiação elétrica que aconteceu na madrugada de segunda-feira (9). De acordo com o Poder Executivo, a equipe de manutenção já resolveu o problema. Desta forma, a população pode voltar a procurar o posto para se imunizar. (Wilma Antunes)