Buscar no Cruzeiro

Buscar

Detran

Vistoria em veículos do transporte escolar já está disponível em Sorocaba

Antes de iniciar o procedimento no Departamento Estadual de Trânsito, o motorista precisa agendar através do Poupatempo

06 de Janeiro de 2023 às 18:22
Cruzeiro do Sul [email protected]
Obrigatoriedade vistoria transporte escolar
Vistoria em veículos do transporte escolar já está disponível em Sorocaba (Crédito: Divulgação/ Secom Sorocaba)

Está disponível a vistoria obrigatória de veículos do transporte escolar em Sorocaba, realizada pela unidade local do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo. A Urbes é parceira da iniciativa, ocasião em que uma equipe verifica o cumprimento da legislação municipal (adesivo e laudo de fumaça) e instala o selo autorizador.

A previsão é que 499 veículos, que atualmente possuem alvará da Urbes para atuar nesse setor, deverão passar por vistoria. Elas ocorrem até 26 de janeiro (para a pessoa física), sempre às segundas, terças e quintas-feiras, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30, e nos dias 26, 30 e 31 de janeiro (para a pessoa jurídica).

A unidade do Detran de Sorocaba fica na avenida Quinze de Agosto, 4.800, no Jardim Leocádia. Antes, porém, é necessário agendar a vistoria, via Portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), acessando "Veículos”, depois "Outros serviços de veículos” e "Revistoria Escolar”. No momento da vistoria, é necessário apresentar o protocolo de renovação de Alvará 2023 da Urbes, dentre outros documentos que podem ser também conferidos no site do Poupatempo.

Todos os itens de segurança exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) serão vistoriados. Por exemplo, a pintura da faixa lateral amarela, com a inscrição em preto; o tacógrafo (marcador de velocidade) e os cintos de segurança em número igual ao da lotação total permitida, além de espelhos retrovisores e/ou câmeras que englobam a visão dianteira/lateral do veículo. Existe, ainda, a preocupação com o meio ambiente e a poluição causada pelos veículos. Por isso, há a exigência do Relatório de Medição de Opacidade (Laudo de Fumaça).

Uma das inovações este ano, além da solicitação on-line do alvará, é a geração de um QR Code que o motorista precisa afixar no para-brisa do veículo.  Tanto o Alvará, quanto a vistoria são necessários, tanto que o selo autorizador e o Alvará somente são liberados após o atendimento dessas exigências legais. A Urbes, inclusive, entregou informativo para os condutores escolares, com todas as explicações sobre como proceder. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3519-3100. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)