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‘Lugares de Ler’ incentiva a literatura nas escolas

24 de Dezembro de 2022 às 00:01
Thaís Marcolino [email protected]
Crianças e suas famílias fecharam o ano em um dia de aprendizado e diversão no Parque Chico Mendes
Crianças e suas famílias fecharam o ano em um dia de aprendizado e diversão no Parque Chico Mendes (Crédito: REGI BUENO / DIVULGAÇÃO)

A gente já falou muitas vezes aqui no Cruzeirinho sobre o poder e a importância que a leitura tem na vida de cada um. E hoje vamos trazer mais uma iniciativa que tem ajudado alunos de escolas municipais de Sorocaba a desenvolver ainda mais as suas potencialidades nesse campo: o projeto “Lugares de Ler”.

Iniciado em março deste ano, ele tem pouco tempo de existência, mas já envolve 100 escolas, 43 mil alunos e 177 professores da rede escolar. Um dos seus objetivos é levar a literatura até as crianças, para que elas criem o hábito e o gosto pela leitura, fazendo com que o ato de ler não seja visto como obrigação, mas sim um prazer.

Uma das escolas que fazem parte do projeto é o Centro de Educação Infantil 13 -- Aluísio de Almeida (CEI-13), no bairro Brigadeiro Tobias, na zona leste de Sorocaba, e que atende crianças de 4 e 5 anos. No encerramento do ciclo de atividades de 2022, no início de dezembro, os professores da escola decidiram fazer um dia com muitas brincadeiras e aprendizados das crianças no Parque Chico Mendes, no Alto da Boa Vista, ao lado do que elas mais amam: a família.

Partindo do cotidiano das crianças e contando com a parceria das famílias, as ações fortaleceram as noções sobre a importância do brincar livre, o valor da leitura enquanto prazer, de forma viva e experiencial, e o direito das crianças a isso tudo. A interação entre as crianças e suas famílias oportunizou um espaço de vivências num local que estimula o contato com a natureza.

O evento foi realizado contando com a presença da contadora de histórias Vivian Catenacci, que fez a narração artística da história “Contos de Bichos Daqui”, espetáculo que resgata histórias folclóricas de bichos da nossa fauna, músicas tradicionais, versos e trava-línguas da cultura popular.

“A leitura é uma das ferramentas mais poderosas para a interação com o ambiente e também para a nossa compreensão do mundo. Nesse sentido, é necessário que a criança se familiarize com os livros desde o seu primeiro ano de vida. Por meio da literatura, da contação de histórias, da leitura, do manuseio de livros é possível estimular diferentes habilidades nas crianças. Os livros e os diferentes portadores textuais apoiam o desenvolvimento da linguagem, ampliam o vocabulário, estimulam a criatividade e a descoberta do mundo imaginário”, disse Juliana Nogueira, uma das professoras responsáveis pelo projeto na CEI-13. (Thaís Marcolino)