Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim

SSP informa que acidente que matou menina de 6 anos continua sendo apurado

A pasta estadual informou que as investigações prosseguem pela Delegacia de Votorantim para elucidar os fatos; criança foi enterrada em Goiás

21 de Dezembro de 2022 às 15:35
Cruzeiro do Sul [email protected]
Criança de seis anos morreu após cair de um brinquedo para pessoas PCD em praça de Votorantim
Criança de seis anos morreu após cair de um brinquedo para pessoas PCD em praça de Votorantim (Crédito: Fábio Rogério)

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou, no início da tarde desta quarta-feira (21), que o caso da menina de 6 anos, que morreu por conta de uma queda de um equipamento para pessoas PCD, na Praça Lecy de Campos, em Votorantim, continua sendo apurado pela Delegacia de Votorantim.

A criança se acidentou no sábado (17) após usar o brinquedo. Ela chegou a ser socorrida no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no domingo (18). O enterro dela foi realizado na terça-feira (20), no município de Vila Propício, em Goiás.

Conforme nota enviada pela pasta estadual, “o caso citado foi registrado no Plantão Policial de Sorocaba e as investigações prosseguem pela Delegacia de Votorantim. Diligências são realizadas para elucidar os fatos. Mais detalhes são preservados para garantir autonomia ao trabalho policial”, informa a SSP.

O nome da criança não foi divulgado e ela não tinha nenhuma deficiência física. Segundo testemunhas que estavam na praça no momento do acidente, a menina brincava no equipamento específico para PCD com outras pessoas quando sofreu a queda. Ela foi prensada pelo equipamento contra o solo.

A criança foi levada para atendimento na sede do Corpo de Bombeiros de Votorantim, que fica bem próxima à Praça Lecy de Campos. Em seguida, ela foi encaminhada para o CHS. O falecimento da criança foi divulgado no início da tarde de domingo, nas redes sociais da Prefeitura de Votorantim, que lamentou a morte da menina.

“A Polícia Científica já esteve no local do acidente e verificou as condições do equipamento, que não estaria com irregularidades. A Polícia Civil de Votorantim segue investigando o caso.”

"A Administração Municipal de Votorantim lamenta profundamente o falecimento da criança que se acidentou em um dos equipamentos adaptados para pessoas PCD, na Praça Lecy de Campos, neste sábado (17). A Polícia Científica já esteve no local, avaliou o equipamento e não constatou irregularidades, liberado a utilização do mesmo. Ressaltamos ainda que a administração municipal, juntamente com a Polícia Civil, continua acompanhando o caso", informou na ocasião a atual gestão.

No sábado, logo após o acidente, a Prefeitura de Votorantim já tinha divulgado nota a respeito do caso. “A Prefeitura de Votorantim já acionou os órgãos competentes e suas equipes para acompanhar o caso, além de estar totalmente à disposição da família e das autoridades para dar todo o suporte necessário”, informou.

Equipamentos PCD

“Os brinquedos adaptados para crianças com deficiência fazem parte do programa “Cidade Acessível”, do governo estadual, que por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, viabiliza os equipamentos aos municípios, a fim de garantir uma maior inclusão e acessibilidade nas áreas de lazer, educação, esportes e infraestrutura”, ressalta nota.

A atual gestão informou ainda que todos os brinquedos adaptados estão sinalizados com placas de indicação de uso e destinação de público, além de serem novos e estarem em conformidade com o que determina a Lei Municipal nº 2499/2016, e demais legislações vigentes e normas técnicas de acessibilidade.