Sorocaba
Clube do Idoso sofre com o abandono; Prefeitura diz que reforma começa nesta quarta (21)
Frequentadores denunciam que local é alvo de furtos e vândalos

Frequentadores do Clube do Idoso de Sorocaba, que é ligado à Secretaria da Cidadania (Secid), reclamam da falta de segurança e manutenção no local. O clube fica na Vila Pinheiros, às margens do Rio Sorocaba. Eles afirmam que o prédio tem sido alvo constante de furtos, além de ser abrigo de pessoas em situação de rua, e até de usuários de drogas. Por conta dos furtos, o Clube do Idoso já teve vários bens levados, como televisão, equipamentos de som, fiação, botijão de gás, entre outros. A Prefeitura afirmou que o local passará por manutenção e teve segurança reforçada pela Guarda Civil Municipal.
Além disso, falta manutenção no prédio, que está com os banheiros interditados, teto com buracos, e até a porta de vidro da entrada principal foi quebrada por conta do vento e permanece há cerca de quatro meses sem conserto. Os idosos que frequentam o local afirmam ainda que não existe alarme no prédio e que a Guarda Civil Municipal (GCM) é vista com frequência durante o dia. Porém, os furtos têm ocorrido no período noturno, quando a iluminação no entorno também está precária.
Os frequentadores disseram ainda que já relataram os problemas no Clube do Idoso para a Prefeitura de Sorocaba, por meio do telefone 156 e da Ouvidoria. Porém, até o momento, não foram solucionados.
Segundo eles, o clube também sofre com a falta de profissionais, o que prejudica o oferecimento de aulas e cursos, que constantemente são cancelados.
Por conta das chuvas dos últimos dias, o mato alto tem tomado conta do local, que é cercado de vegetação. Os frequentadores do Clube do Idoso afirmam que a roçagem tem sido feita com frequência. Porém, como tem chovido quase que diariamente na cidade, o mato novamente já está alto
Alagamentos internos
O prédio do Clube do Idoso também tem sofrido com infiltrações e alagamentos. As chuvas dos últimas dias fizeram literalmente chover internamente, alagando o pátio central e deixando marcas no teto. Na entrada principal, do lado externo, parte do teto também está danificado. Assim como metade da porta de vidro.
Os frequentadores relatam que por conta do vento a porta quebrou e foi colocado uma tábua, que parece uma porta velha no lugar. Ela foi amarrada com arame e deixa o prédio ainda mais vulnerável para os furtos, que têm sido frequentes, em média, dois por mês.
José Sakata, 62 anos, afirma que frequenta o local desde 2017 e disse que o clube tem sofrido com os furtos desde a pandemia, quando o prédio estava fechado para os frequentadores. “O local é cercado de mato, tem pouca iluminação e sofre com a presença constante de pessoas em situação de rua e usuários de drogas no entorno”, ressalta.
Ele teme que o Clube do Idoso fique cada vez mais sucateado por conta da falta de segurança e de manutenção em relação aos furtos e danos que já foram causados no prédio. “Já levaram vários equipamentos, aparelhos de cozinha, furtaram toda a fiação da academia, levaram violão, televisão, temos banheiros fechados por falta de manutenção, chove dentro do prédio, cortinas amareladas. Tenho relatado a situação nas reuniões do Conseg que participo e precisamos de uma solução”, afirma.
Sebastião Messias Rodrigues de Sousa, 70 anos, frequenta o Clube do Idoso desde 2013 e também lamenta a falta de segurança e de manutenção no local. “A GCM precisa tomar conta dos prédios públicos municipais. Tem que colocar cascalho aqui na rua também, pois é de terra e agora que chove bastante fica só barro. Até o quadro de energia foi mandado soldar para que a fiação não seja mais furtada”, ressalta.
Força-tarefa
Em resposta ao questionamento feito pela reportagem, a Prefeitura afirma que realizará uma força-tarefa para “manutenção e revitalização do clube, resolvendo demandas gerais do espaço”.
A Prefeitura afirmou que mandaria na manhã de hoje (21) equipes ao local para providenciar os reparos no gesso e na pintura, além de providenciar a troca de porta e outros itens necessários. O serviço de jardinagem também será feito.
Em paralelo, a Administração Municipal pretende buscar recursos, sejam de outras esferas de governo, via emendas parlamentares ou por meio de parceria com a iniciativa privada, para promover uma série de outras melhorias que já estão nos planos da atual Gestão. Por fim, a Prefeitura afirma que equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) já reforçaram o patrulhamento para coibir ações de vândalos. (Ana Claudia Martins)
Galeria
Confira a galeria de fotos