Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Segunda parcela do 13º aquece comércio

Lojistas vivem boas expectativas nos últimos dias antes do Natal. Famílias gastam dinheiro extra em compras

21 de Dezembro de 2022 às 00:01
Vanessa Ferranti [email protected]
População sorocabana
População sorocabana (Crédito: CEZAR RIBEIRO (20/12/2022))

A segunda parcela do 13º salário foi paga ontem (20). Com um dinheirinho extra no bolso, muitos sorocabanos aproveitaram para sair às compras. Logo no período da manhã, por volta das 9h, o Centro já estava lotado. Na semana que antecede o Natal, o objetivo da maioria dos consumidores é um só: garantir os presentes para a família.

Eleni Cristina Salvalaggio, de 53 anos, aproveitou a segunda parcela do benefício para encher a sacola de roupas. Teve presentes para os filhos, neto e nora. Mas além de agradar quem tanto gosta, Eleni, que está fazendo aniversário, também decidiu se presentear. “O Natal é uma data importante que representa muito para gente, então fico feliz em presentear, mas comprei algumas coisas para mim também, porque eu mereço”, brincou.

Juraci Costa da Silva também foi passear no Centro e, ao lado da neta, foi em busca de promoções. Ela já havia recebido as duas parcelas do 13º, pois este ano o benefício foi pago em julho pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, ela precisou se organizar, mas não deixou de fazer as compras. “Peguei um tênis para minha neta e uma roupa para ela, porque é Natal, e agora estou olhando uma roupa para mim. Eu vi umas bermudas e achei bom o preço, por isso parei para dar uma olhada”, contou.

Já para quem deseja economizar, as lembrancinhas são ótimas opções de presentes. Roseanne Rocha, de 48 anos, apostou nas bijuterias em uma loja que vende peças a R$ 4,00. Com o preço baixo foi possível levar diversos produtos para a família. “Esperei sair a segunda parcela do décimo terceiro e estou fazendo umas comprinhas para minha sobrinha e minha mãe. Estou aproveitando que aqui na loja tudo é bonitinho. A gente vive em uma época que temos que comprar lembrancinha”.

E a tão aguardada chegada do décimo terceiro não foi motivo de felicidade apenas para os consumidores, mas também para os lojistas. Claudia Lobo, gerente de uma loja de roupas, disse que os clientes estão comprando produtos durante todo o mês de dezembro, mas após o dia 20 o fluxo de pessoas no estabelecimento tende a aumentar. “Nós estamos bem confiantes, pois estamos sentindo que os clientes não deixaram de vir as compras, principalmente à noite. Acreditamos que até sábado o comércio vai aquecer ainda mais”, falou.

Já em uma loja de variedades, a gerente informou que espera um aumento de até 30% nas vendas. “Até sábado a expectativa é grande. A tendência é aumentar, pois muita gente deixa para última hora. Ainda esperamos muito movimento e loja cheia”, disse Tatiane Henriques.

O comércio de Sorocaba continua com o horário estendido até sexta-feira (23) das 9h às 22h. (Vanessa Ferranti)