Doença infecciosa
Casos de catapora voltam a ser registrados em Sorocaba

Os casos de varicela, conhecida popularmente como catapora, voltaram a aumentar em Sorocaba. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, em 2022, 18 pessoas foram infectadas com a doença. A Prefeitura informou também que durante o período ocorreram 13 surtos na cidade, mas ressaltou que um único caso confirmado já é considerado surto.
A última vez que Sorocaba teve um aumento considerável de casos de catapora foi em 2019, quando a cidade registrou 51 casos e 19 surtos. Na época, houve quatro internações e ninguém morreu em decorrência da doença. Em 2020 nenhum caso foi registrado. Já no ano passado, apenas uma pessoa teve a doença.
A varicela é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela-zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças, sendo o fim do inverno e início da primavera os períodos de maior incidência. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas são manchas vermelhas e bolhas no corpo, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa. Esses sinais começam, em geral, entre 10 e 21 dias após o contágio da doença. As bolhas surgem inicialmente na face, no tronco ou no couro cabeludo, se espalham e se transformam em pequenas vesículas cheias de um líquido claro. Em poucos dias o líquido escurece e as bolhas começam a secar e cicatrizam. Este processo causa muita coceira, que pode infeccionar as lesões devido a bactérias das unhas ou de objetos utilizados para coçar.
Apesar de ser bem menos frequente, cerca de 3% dos casos, a catapora também pode acometer os adultos. Quando isso ocorre, a febre é mais elevada e prolongada e o estado geral do paciente é mais comprometido.
Já o contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha que forma na pele ou pela tosse, espirro, saliva e objetos contaminados pelo vírus. Geralmente, a catapora é doença benigna, mas nos casos mais severos ou tratados inadequadamente pode causar encefalite -- inflamação no cérebro, pneumonia, além de infecções na pele e no ouvido, tendo complicações que podem levar a morte.
Entre as medidas de prevenção está a vacinação. Em Sorocaba o imunizante está disponível em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 16h. A primeira dose deve ser aplicada aos 15 meses de vida e a segunda, aos 4 anos de idade. Este ano, 16.550 vacinas foram aplicadas nos moradores da cidade. (Vanessa Ferranti)