Desenvolvimento Econômico
Sorocaba lucra com expansão comercial
Com novas lojas em vários bairros, redes de farmácias e supermercados abrem empregos e acirram a concorrência

Como cidade sede da Região Metropolitana, Sorocaba possui uma grande variedade de redes de farmácias e de supermercados. Nas principais avenidas é fácil encontrar duas ou mais farmácias de bandeiras diferentes. Porém, nos bairros mais afastados os consumidores precisam andar um pouco mais para encontrar um estabelecimento. Situação semelhante ocorre com os supermercados, com unidades maiores em avenidas mais movimentadas e lojas menores nos bairros. Para o consumidor, a variedade desses comércios estimula a concorrência e a redução de preços.
Segundo dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas), a Regional Sorocaba conta com 243 associados e contabiliza 101 lojas que atendem 71 cidades da região. A entidade informa ainda que o setor supermercadista da região gerou um faturamento de R$ 8,36 bilhões em 2021 e empregou mais de 30 mil pessoas. Os números são de setembro de 2022.
Para os moradores, é fácil encontrar supermercados dos mais variados tipos e tamanhos pela cidade. Nos últimos anos, uma variedade de redes chegou a Sorocaba, incluindo os chamados atacarejos, que são lojas amplas e que vendem tanto no atacado como no varejo. A opção tem atraído os consumidores, que procuram cada vez mais descontos, promoções e preços baixos, sobretudo quando compram mais unidades do mesmo produto para pagar menos.
A rede Tauste, por exemplo, já possui três supermercados na cidade, que ficam localizados em avenidas movimentadas: uma loja na Itavuvu (zona norte), outra no Campolim (na Izoraida Marques Peres), e a mais recente, na General Carneiro.
Entre os atacarejos, em fevereiro deste ano, a cidade ganhou a primeira loja da rede de supermercados Higa Atacado. Localizada na avenida Juvenal de Campos, a unidade contou com investimento de cerca de R$ 20 milhões.
O técnico em eletrônica, Elias Boaventura, afirmou que, para economizar, tem preferido fazer compras nos chamados atacarejos. “Geralmente a gente leva mais produtos e consegue um preço mais baixo, por conta da quantidade”, destacou.
Já nos bairros de Sorocaba, as redes com lojas menores também ganham cada vez mais espaço. A Rede Bom Lugar, por exemplo, possui 27 unidades na cidade. E apesar de estar em bairros, algumas lojas costumam receber clientes até de outros municípios.
Segundo a gerente geral do Centro de Distribuição da Rede Bom Lugar, Fernanda Cechetti, apesar de haver inúmeros supermercados em Sorocaba, os perfis são diferentes. “Acreditamos que, apesar de muitos supermercados, há perfis distintos. E é aí que entra o nosso diferencial. Nossas unidades são descentralizadas, ou seja, em regiões estratégicas próximas aos bairros residenciais, de modo que conseguimos oferecer uma excelente estrutura e produtos de qualidade para o público local e termos bastante aproximação com esse público. Essa proximidade é uma marca nossa desde sempre”, afirma.
Fernanda disse ainda que tanto a cidade quanto a região comportam novas unidades. “No mês passado, inauguramos uma loja conceito em Araçoiaba da Serra, sendo a primeira da rede na cidade. E outra foi inaugurada em Piedade, segunda no município”, destacou.
Aumento de 61,34%
Segundo dados da Regional Sorocaba do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRFSP), a cidade possui atualmente 263 farmácias e drogarias espalhadas por quase todos os bairros. Levando-se em conta o total da população, que é de aproximadamente 700 mil habitantes, o município tem uma farmácia para cada 2,6 mil moradores.
Nos últimos 10 anos, o total de farmácias e drogarias na cidade teve aumento de 61,34%. Levantamento da Regional de Sorocaba do CRF apontava 163 farmácias e drogarias no município em 2012. Atualmente, segundo dados do órgão, são cem unidades a mais.
Levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), por sua vez, aponta que a cidade possui cerca de 350 empresas ativas no ramo de comércio de produtos farmacêuticos. A rede Farma Ponte é uma das maiores, com mais de 30 lojas, em diferentes endereços.
Para o delegado da Regional Sorocaba do CRF, Rogério Gomes da Silveira, as farmácias e drogarias estão geograficamente bem distribuída. “Nas principais avenidas de Sorocaba, geralmente, há mais opções para os moradores, e em alguns bairros mais distantes o deslocamento é um pouco maior até a farmácia ou drogaria mais próxima”, apontou.
Silveira ressaltou ainda a importância do trabalho do CRF na fiscalização da legislação existente para o funcionamento de farmácias e drogarias, como a presença de farmacêutico. “Em farmácias ou drogarias que funcionam 24h, por exemplo, é necessário que haja farmacêutico durante todo o período de funcionamento”, explicou. (Ana Claudia Martins)