Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Prefeitura protocola Projeto de Lei para ampliar atendimento do transporte escolar gratuito

Medida deverá beneficiar mais 2.000 estudantes, aproximadamente

17 de Dezembro de 2022 às 11:42
Cruzeiro do Sul [email protected]
Medida deverá beneficiar mais 2.000 estudantes, aproximadamente
Medida deverá beneficiar mais 2.000 estudantes, aproximadamente (Crédito: Divulgação)

Com objetivo de garantir e ampliar o acesso à educação, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), protocolou, nesta quinta-feira (15), na Câmara Municipal, para apreciação e votação dos vereadores, um Projeto de Lei que aumenta o raio de uso do transporte escolar gratuito para atender mais estudantes da rede municipal de ensino. A elaboração do projeto foi feita pelo Poder Executivo, com colaboração dos vereadores Fábio Simoa e Fausto Peres.

Com o novo projeto municipal, além de também contemplar a atual distância, que é de 2 km de raio, fica instituído o acesso ao transporte escolar gratuito a estudantes que residam até 1,5 km de raio da unidade, desde que não exista outra escola municipal na proximidade com oferta de vaga. É necessário, ainda, que os estudantes se enquadrem em casos de vulnerabilidade social, comprovados pelo CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). A medida deverá beneficiar mais 2.000 estudantes, aproximadamente.

O projeto contempla, ainda, alunos que residam até 1 km de raio da unidade escolar, na Zona Rural e Zona de Chácaras Distantes, em vias não pavimentadas. Outra condição para o uso é que, no percurso da residência até a escola, seja constatado algum tipo de existência de barreira física, temporária ou não. O benefício é válido, desde que inexista rota alternativa para desvio da barreira, com distância inferior a 2 km.

O prefeito Rodrigo Manga salienta a importância de mais esse projeto em benefício da população. “A educação é algo que transforma a vida das crianças e adolescentes, suas famílias e, consequentemente, de toda a população. Facilitar o acesso à escola é algo que trará resultado imediato e, principalmente, em médio e longo prazo, com cada vez mais pessoas tendo transporte para se locomover até as escolas”, destaca.

“Isso é algo inédito em Sorocaba e beneficiará milhares de crianças. O investimento para essa ampliação será realizado com recursos próprios do Município e contribuirá muito para um acesso escolar ainda mais amplo”, pontua o secretário da Educação, Marcio Carrara.

O projeto está previsto para ser votado na próxima sessão extraordinária da Câmara Municipal, que deverá ocorrer na terça-feira (20). “Tenho certeza que os nossos vereadores acolherão esse projeto, pois conhecem e entendem a importância dessa ampliação do atendimento do transporte escolar gratuito às nossas crianças”, conclui o chefe do Executivo.