Buscar no Cruzeiro

Buscar

Política

Cláudio Sorocaba é reeleito para presidir a Câmara Municipal

A Mesa Diretora da Casa de Leis não contará mais com Cícero João (PSD). Em seu lugar entra Cristiano Passos (Republicanos), como secretário

15 de Dezembro de 2022 às 12:11
Wilma Antunes [email protected]
A eleição foi realizada na manhã desta quinta-feira (15) e encerrou as sessões ordinárias de 2022
A eleição foi realizada na manhã desta quinta-feira (15) e encerrou as sessões ordinárias de 2022 (Crédito: Wilma Antunes)

O vereador Cláudio Sorocaba (PL) ocupará a cadeira de presidente da Câmara Municipal por mais dois anos. Junto a ele, foram eleitos os parlamentares Luís Santos (Republicanos), para 1º vice-presidente; Fausto Peres (Podemos), para 2º vice-presidente; João Donizeti (PSDB), para 3º vice-presidente; Fábio Simoa (Republicanos), para 1º secretário; Cristiano Passos (Republicanos), para 2º secretário; e Vinícius Aith (PRTB), para 3º secretário. A eleição foi realizada na manhã desta quinta-feira (15) e encerrou as sessões ordinárias de 2022. As atividades do Legislativo voltam no dia 1º de fevereiro.

Cláudio conseguiu se manter no cargo até 2024. Esta é a quarta vez que o vereador se elege para presidente da Câmara, tornando-se o segundo parlamentar mais eleito para exercer o cargo no Legislativo, atrás de José Francisco Martinez, que conseguiu o feito sete vezes. Até 2017, o tempo de mandato da Mesa era de apenas um ano, sem possibilidade recondução para o mesmo cargo na eleição subsequente. Somente em 2018, Rodrigo Manga (Republicanos), enquanto ainda era vereador, mudou o regimento interno para que o mandato da Mesa fosse de dois anos, podendo concorrer à reeleição.

O presidente eleito para o biênio 2023/2024 já havia sinalizado ao Cruzeiro do Sul que tinha apoio da maioria dos parlamentares. “Pelo menos 14 vereadores apertaram a minha mão. Acredito que não existe nenhum tipo de perigo de última hora”, adiantou Cláudio à reportagem publicada na edição desta quinta-feira. Ao todo, 15 vereadores votaram para reeleger o atual presidente: Silvano Jr (Republicanos), Cristiano Passos (Republicanos), Dylan Dantas (PSC), Fábio Simoa (Republicanos), Fausto Peres (Podemos), Fernando Dini (MDB), Hélio Brasileiro (PSDB), Ítalo Moreira (PSC), João Donizeti (PSDB), Vinícius Aith (PRTB), Luís Santos (Republicanos), Rodrigo do Treviso (Republicanos), Salatiel Hergesel (PDT), Vitão do Cachorrão (Republicanos), além do próprio Cláudio.

“Quero agradecer cada um de vocês que me deu mais um voto de confiança. Sabemos, assim como para ser eleito vereador, a dificuldade de ser eleito para a presidência”, afirmou o presidente eleito, emocionado. Cícero João (PSD) desistiu de se candidatar à presidência e votou em Péricles Régis (Podemos), que votou nele mesmo. Fernanda Garcia (Psol) recebeu os votos dela mesma, Iara Bernardi e Francisco França, do PT.

14 anos de vereança

Gervino Cláudio Gonçalves, o Cláudio Sorocaba, tem 59 anos e está em seu quarto mandato como vereador. Ele já comandou a Casa de Leis em 2014 e 2015 e, antes de presidir o Legislativo sorocabano, já havia sido vice-presidente por três vezes e, ainda, 3º vice-presidente, além de presidente interino em abril de 2010. Também integrou diversas comissões, entre elas, a Comissão de Justiça da Casa.

Como presidente da Câmara Municipal, comandou a discussão, votação e aprovação de projetos essenciais para a cidade, entre eles, os projetos de lei do Plano Diretor e do Plano Municipal de Educação, que mobilizaram a sociedade sorocabana. Comandou a implantação da TV Legislativa digital aberta e gratuita em Sorocaba, que hoje transmite os trabalhos da Câmara, garantindo à população o acesso aos trabalhos dos vereadores e às sessões do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp).

Ainda como presidente da Casa, Cláudio se orgulha de ter implantado, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o programa de contratação, pela Câmara, de aprendizes com deficiência intelectual, inclusive síndrome de Down. Cláudio Sorocaba é autor de várias leis que beneficiam a população carente, entre elas a lei que prioriza os filhos de pessoas com deficiência nas creches e escolas públicas, e a lei que obriga a Prefeitura a fornecer medicamentos nas unidades de saúde que funcionam 24 horas.

Também é de sua autoria a norma que obriga as empresas funerárias a fornecer caixão mortuário, transporte gratuito, velório e uma coroa de flores às pessoas reconhecidamente pobres e sem recursos para pagar esses custos. (Wilma Antunes)