Política
Deputado Edson Giriboni cai para 1º suplente
A recontagem dos votos foi realizada na manhã desta quarta-feira (14); Dirceu Dalben (Cidadania) é reconhecido como deputado estadual eleito

O deputado estadual Edson Giriboni (União Brasil), de Itapetininga, foi rebaixado para 1º suplente do partido após recontagem de votos feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP), na manhã desta quarta-feira (14). Ele recebeu 59.087 votos nas eleições deste ano.
A análise do pleito foi realizada após recursos de 37 parlamentares. Desta forma, confirmou-se que a média de votos do partido União Brasil foi menor que o número de votos somados pela Federação Sempre pra Frente, composta pelas legendas PSDB e Cidadania.
No lugar de Giriboni entra o candidato Dirceu Dalben (Cidadania), de Campinas, com 93.397 votos. Esta não é a primeira vez em que Dalben reverte decisão do Supremo Tribunal Eleitoral (STE). Em 2019, o político teve o registro de candidatura indeferido pelo órgão, mas conseguiu mudar a decisão em embargos de declaração julgados em 19 de março.
Assim, teve revalidados os 79.564 votos recebidos nas eleições 2018. Na época, ele teve a candidatura indeferida. Logo, havia sido diplomado o primeiro suplente, Major Mauro (PR). Após nova retotalização dos votos, Dalben voltou a ser considerado eleito como deputado estadual, enquanto que Mauro, assim como Giriboni, voltou a ser o suplente imediato.
O Cruzeiro do Sul aguarda o posicionamento de Edson Giriboni e Dirceu Dalben sobre o caso. (Wilma Antunes)