Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Operação encontra produtos natalinos com peso errado em mercados de Sorocaba

13 de Dezembro de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Fiscais do Ipem identificaram problemas em cinco produtos comercializados por três lojas da cidade
Fiscais do Ipem identificaram problemas em cinco produtos comercializados por três lojas da cidade (Crédito: DIVULGAÇÃO / IPEM)

Sorocaba foi uma das cidades-alvo da operação “Pente Fino”, realizada entre os dias 21 de novembro e 2 de dezembro, pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP). A ação fiscalizadora avaliou o peso dos produtos da ceia de fim de ano em supermercados de pequeno, médio e grande porte. Além da Manchester Paulista, outros 12 municípios também passaram pela vistoria: Araçatuba, Avaré, Bauru, Campinas, Catanduva, Indaiatuba, Limeira, Olímpia, Registro, São José do Rio Preto, São Paulo e Votuporanga.

No total, a operação avaliou 607 produtos entre aves e carnes típicas das ceias de fim de ano, cereais, pães, panetones, bolos e frutas in natura e secas. Desses itens, 37 apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem. Na região de Sorocaba, três comércios foram fiscalizados, onde foram registrados cinco produtos com pesos discrepantes com os das embalagens.

No “supermercado A” foram apontados um frango com ervas finas e uma costela suína, ambos da Seara. Na tabela do Ipem-SP, entretanto, não foi especificada a quantidade faltante na embalagem. Foi notificada uma única classificação: “Erro formal”. No “supermercado B” foram identificados um brisker temperado (frango especial com mais peito), da Rezende, e um chester tradicional, da Perdigão. Os produtos, apesar de discrepantes, também constavam como “Erro formal”.

O “supermercado C”, último estabelecimento da lista de fiscalizações realizadas em Sorocaba, teve três unidades do queijo montanhês, sem marca, com pesos diferentes dos discriminados nas embalagens. Ao contrário dos produtos anteriores, esse teve um erro considerado fora da normalidade. No pacote de 152 gramas, faltavam 7,1 gramas para que o peso correspondesse ao da embalagem.

Em 2019, durante a mesma operação, foram analisados 324 produtos, dos quais 15 apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem. A multa para as empresas que colocam pesos diferentes do que está indicado na embalagem pode chegar a R$ 1,5 milhão. De acordo com o Ipem-SP, os estabelecimentos autuados têm até dez dias para apresentar defesa ao órgão. (Wilma Antunes)