Buscar no Cruzeiro

Buscar

5G

Parabólicas antigas devem ser substituídas por nova tecnologia

Pessoas cadastradas nos programas sociais do Governo Federal podem receber os novos dispositivos gratuitamente

08 de Dezembro de 2022 às 00:01
Thaís Marcolino [email protected]
Patrícia esteve em Sorocaba para divulgar a doação de kits; famílias que participam de programas sociais devem se inscrever
Patrícia esteve em Sorocaba para divulgar a doação de kits; famílias que participam de programas sociais devem se inscrever (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (6/12/2022))

 

As famílias que utilizam aparelhos de TV acoplados a antenas parabólicas devem substituir o sistema de captação de sinais por um equipamento digital. A mudança é necessária para evitar possíveis interferências ou a paralisação total da conexão quando a tecnologia 5G estiver implantada, nos próximos anos. A boa notícia é que as pessoas cadastradas nos programas sociais do Governo Federal têm a possibilidade de receber os novos dispositivos gratuitamente.

A doação e a instalação dos kits serão feitos por meio da entidade não governamental Siga Antenada, criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Representantes da instituição estiveram em Sorocaba na terça-feira (6) para apresentar o programa e explicar como os interessados devem proceder.

Para saber se têm direito ao kit -- composto por cabo, aparelho, controle e antena --, as famílias devem acessar o site sigaantenado.com.br. Após a confirmação do benefício é preciso ligar para o telefone 0800 729 2404 (ligação gratuita) e informar o CPF ou NIS. Não há prazo definido, até o momento, para fazer a solicitação.

Quem utiliza antena parabólica, mas não se encaixa no critério social para realizar a troca de maneira gratuita pode adquirir o kit em lojas especializadas por um valor médio de R$ 500.

A nova parabólica oferece melhor qualidade de imagem, som e programação regional. “Hoje as pessoas assistem com chiado, chuvisco, uma qualidade bem ruim. Já com a nova parabólica a qualidade melhora muito. É ainda mais comodidade e facilidade para as pessoas que assistem TV, além do sinal ser via satélite, dando menos problemas para os telespectadores”, explicou Patrícia Abreu, diretora da Siga Antenado.

Entre as cidades da nossa região, Sorocaba e Itu são os municípios com maior número de famílias atendidas com a troca social com 11 mil e 2,8 mil kits, respectivamente. Na sequência, estão: Votorantim (1,9 mil), Porto Feliz (905), Mairinque (806), Salto de Pirapora (714), Araçoiaba da Serra (532), Iperó (484) e Alumínio (310).

Os telespectadores que utilizam outros sistemas de recepção, como antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna ou TV por assinatura não precisam se preocupar, pois não haverá nenhuma mudança nos equipamentos.

Motivo da troca

A mudança é necessária porque as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. No futuro, quando as operadoras de telefonia ativarem a tecnologia 5G em todo seu potencial na região, o sinal de TV das parabólicas tradicionais poderá sofrer interferências e ter o sinal interrompido. Isso vai acontecer porque o 5G opera na mesma frequência da parabólica tradicional, a Banda C. Mais de 60 emissoras de TV que transmitem suas programações pela Banda C já migraram para a nova parabólica digital, a Banda Ku.

5G em Sorocaba

Em Sorocaba, a instalação do sistema 5G já foi iniciado na região central. Em agosto deste ano a Prefeitura instalou a infraestrutura em 12 luminárias da praça Coronel Fernando Prestes que transmitem o sinal em um raio de até 300 metros. O modelo conta com telegestão, controle de luminosidade, câmera de videomonitoramento, reconhecimento facial e tecnologia de LED. (Thaís Marcolino)