Buscar no Cruzeiro

Buscar

Temporal

Mais um dia de transtornos em Sorocaba

Chuvas voltaram a provocar alagamentos e dificuldades no trânsito; Defesa Civil alerta para temporais hoje também

07 de Dezembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
No Jardim Gonçalves, o transbordamento de um lago inundou grande parte da rua Sadrac de Arruda
No Jardim Gonçalves, o transbordamento de um lago inundou grande parte da rua Sadrac de Arruda (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (6/12/2022))

A chuva voltou a causar transtornos e prejuízos ontem (6), em Sorocaba, porém com menor intensidade do que na sexta-feira (2). No fim da tarde, a Secretaria de Mobilidade (Semob), Urbes e Defesa Civil atenderam chamados relacionados a enxurradas, acúmulo de água em vias públicas devido à falta de escoamento e transbordamentos de córregos. Não há informação de desabrigados, tampouco sobre outros danos. Três dias antes, no entanto, foram registros alagamentos, quedas de árvores e de muros, falta de energia elétrica e lentidão no trânsito em diversos pontos da cidade.

Entre os locais que precisaram de atendimento das equipes do serviço público nesta terça-feira (6) estavam a avenida Dr. Afonso Vergueiro -- principalmente nos trechos próximos às ruas Miranda Azevedo e Professor Toledo e à praça da Bandeira --, avenida Dom Aguirre -- próximo ao Corpo de Bombeiros --, avenida Antônio Carlos Comitre -- cruzamento com a rua Assunção --, avenida Dr. Armando Pannunzio -- altura do número 1.901 --, avenida Três de Março e rua Sadrac de Arruda, no Jardim Gonçalves.

Também houve suspensão temporária de trânsito no acesso da rua João Gabriel Mendes à avenida Dom Aguirre, na Vila Progresso. Parte de um imóvel localizado no Jardim Santa Terezinha, na região central da cidade, foi interditada devido ao deslizamento de um muro.

Às 18h de ontem, a água já havia abaixado e o tráfego de veículos estava normalizado na maioria dos locais que apresentaram problemas, segundo a Urbes.

Escoamento insuficiente da água pluvial complicou o trânsito na avenida Três de Março, em Sorocaba - FÁBIO ROGÉRIO (6/12/2022)
Escoamento insuficiente da água pluvial complicou o trânsito na avenida Três de Março, em Sorocaba (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (6/12/2022))

Desde sábado (3), após decreto assinado pelo prefeito Rodrigo Manga, o município encontra-se em situação de emergência pública em razão das fortes chuvas. Entre outras coisas, a Prefeitura está solicitando a colaboração da população que faça doações de itens de higiene, colchões, eletrodomésticos, sofás, armários, toalhas, lençóis e telhas, pois são as principais necessidades das famílias atingidas pelo temporal. Para ajudar, basta entrar em contato pelo telefone (15) 99157-6851 ou ir ao Fundo Social de Solidariedade, localizado no Paço Municipal.

Alerta para hoje

A Defesa Civil do Estado de São Paulo fez novo alerta para a ocorrência de tempestades na região de Sorocaba hoje (7). O aviso foi divulgado na tarde de ontem (6). Segundo o órgão, há possibilidade de acúmulo de até 80 milímetros de chuva durante o dia. Pancadas também devem cair em outras localidades do Estado.

Além de Sorocaba, as regiões de Campinas, Bauru e Araraquara podem ter precipitações pluviométricas de até 80mm nesta quarta (7). Já no Vale do Ribeira, litoral norte de São Paulo e Baixada Santista, as chuvas devem chegar a 60mm. Na capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e Vale do Paraíba, o acumulado pode atingir 50 mm.

De acordo com a Defesa Civil, em todos esses locais, as chuvas devem ser sortes, acompanhadas de raios, ventos fortes e granizo. Diante desse cenário, o órgão estadual recomenda atenção especial às áreas mais vulneráveis. Isso porque há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos. Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Ventos fortes

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou alerta de perigo para todo o Estado de São Paulo. Conforme o instituto, chuvas entre 30 e 60 mm por hora e 100 mm por dia podem cair no território paulista até às 10h desta quarta (7). As pancadas devem ser acompanhadas de ventos intensos, de 60 a 100 quilômetros por hora. O Inmet informa ainda que, em razão desse tempo, há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, por isso a população deve ter cuidados redobrados. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos