Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Covid provocou sete mortes em Sorocaba no último trimestre

Todas as vítimas tinham mais de 60 anos; seis sofriam de comorbidades e cinco haviam concluído o esquema vacinal

07 de Dezembro de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Desde o início da pandemia, 141.397 casos da doença foram confirmados no município; neste mês de dezembro não havia registro de óbitos até ontem
Desde o início da pandemia, 141.397 casos da doença foram confirmados no município; neste mês de dezembro não havia registro de óbitos até ontem (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (29/11/2021))

 

Nos últimos três meses (setembro, outubro e novembro), Sorocaba registrou no total, sete mortes por Covid-19. Segundo dados da Prefeitura de Sorocaba, foram cinco homens e duas mulheres que tiveram os óbitos confirmados pela doença. Além disso, dos sete óbitos, seis eram pessoas que já tinham comorbidades, ou seja, outras doenças como diabetes e cardiopatas. Em relação à faixa etária, as sete mortes por Covid-19 são de pessoas acima de 60 anos. Além disso, cinco vítimas estavam com o esquema vacinal contra a doença completo, enquanto duas haviam tomado pelo menos duas doses.

A primeira morte pela doença confirmada em setembro ocorreu o dia 7, no domicílio da paciente. Era uma mulher diabética de 98 anos. Depois, todos os outros seis óbitos ocorreram no mês de novembro. Dia 5, um homem de 55 anos, que era cardiopata e faleceu em um hospital particular. No dia 7 do mesmo mês, um homem de 86, que também era cardiopata, faleceu em um hospital público da cidade. No dia 21, um homem de 95 anos, sem comorbidades, morreu em um hospital particular. No dia 25, foi confirmado o óbito pela doença de um homem de 61 anos, com linfoma, que faleceu também em um hospital público. Já no dia 26 de novembro, foi confirmada a morte de um homem de 79 anos, cardiopata. Ele faleceu em um hospital particular. Por fim, no dia 29, uma mulher de 68 anos, com doença intestinal, morreu por Covid-19 em um hospital particular de Sorocaba.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), até ontem (6), não havia registro de mortes confirmadas por Covid-19 no mês de dezembro. Conforme o mesmo levantamento, entre 1º de janeiro e 25 de novembro de 2022 os casos confirmados da doença provocada pelo novo coronavírus no município totalizaram 141.397.

Vacinação nas 33 UBSs

Conforme a SES, a vacinação contra a Covid-19 para as idades elegíveis segue disponível nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBs) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Além disso, desde o último dia 21 de novembro, estão sendo disponibilizadas também doses da vacina da Pfizer Pediátrica Baby contra a Covid-19, destinada a crianças com comorbidades e idade entre 6 meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com determinação do governo estadual.

As vacinas são aplicadas mediante a apresentação de RG, CPF e comprovante de vacinação das doses já recebidas. No caso de crianças com comorbidades e de pessoas com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar também o laudo médico.

No ato da imunização, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a Carteirinha de Vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança. Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas. (Ana Claudia Martins)