Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Enxurrada causa estragos no Museu de Arte Contemporânea

Sílvia Stecca, presidente do museu, afirmou que o estrago foi visível, de início, pela presença de terra e de outros resíduos

06 de Dezembro de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Entupimento de bueiro em área interna da antiga Estação Ferroviária seria a causa do problema
Entupimento de bueiro em área interna da antiga Estação Ferroviária seria a causa do problema (Crédito: CEZAR RIBEIRO (5/12/2022))

As chuvas que atingiram Sorocaba na última sexta-feira (2) causaram danos ao Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs). Segundo a direção do espaço, o local foi invadido pela enxurrada e teve obras expostas e de seu acervo comprometidas. A direção informou ainda que não há cálculos sobre valores relativos aos prejuízos sofridos. Sílvia Stecca, presidente do museu, afirmou que o estrago foi visível, de início, pela presença de terra e de outros resíduos que adentraram os espaços expositivo e administrativo.

Uma equipe da Defesa Civil esteve no local e avaliou que a água da chuva entrou pela porta da frente do imóvel, que fica ao lado da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba, na região central. “O problema ocorreu devido ao entupimento de um bueiro. Com isso, a água não teve vazão e invadiu o museu”, informou.

Questionado a respeito, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba admitiu que é responsável pela operação e manutenção do sistema de drenagem das vias públicas do município, cuja limpeza é feita periodicamente, de forma manual ou mecanizada, conforme cada necessidade. “Equipes da autarquia estiveram no local e constataram, durante vistoria técnica, que as bocas de lobo em áreas públicas nas proximidades do museu estavam em condições de operação, todas desobstruídas”, explicou.

A autarquia afirmou ainda que notificou a empresa Rumo Engenharia, responsável pela área ferroviária nas proximidades, para que imediatamente faça a devida manutenção dos escoadouros localizados dentro do espaço da empresa, uma vez que a autarquia não tem jurisdição para atuar nesse local.

Já a Prefeitura de Sorocaba respondeu que está dando todo o suporte ao seu alcance. Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom), a Defesa Civil vistoriou o local no final de semana e orientou os funcionários do museu a fazer a higienização do espaço.

Para a gestora do museu, trata-se de uma desagradável surpresa para qualquer recinto que tenha vocação de servir a todos os públicos. “Um susto grande, que a equipe do museu e eu levaremos algum tempo para superar. A ajuda de todos os sorocabanos será muito bem-vinda”, destacou.

“O Macs agradece imensamente a colaboração de voluntários do museu na limpeza do espaço, bem como a compreensão dos visitantes pelo período que passará de portas fechadas. O museu solicita, ainda, a colaboração de empresas e pessoas físicas interessadas em ajudar financeiramente, por meio do Pix: 07.219.739/0001-38. Importante frisar que o Macs não recebe qualquer subvenção municipal ou estadual e sobrevive de leis de incentivo e colaboração de voluntários”, esclareceu a nota enviada pelo museu.

Alteração na programação

Por conta do ocorrido, o Macs informou alterações em sua programação. A exposição “O que é Arte Contemporânea?”, que teria início no próximo dia 10 deste mês, foi cancelada. Uma nova data de abertura será informada em breve.

Já o Bazarte, feira cultural que ocorre na parte externa do museu, tem sua próxima edição mantida para domingo (11). (Ana Claudia Martins)