Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Renovação da CNH cresce 80% em novembro

04 de Dezembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Com a proximidade do fim do ano, de festas, férias escolares e viagens, a procura pela renovação de CNH nos mutirões do Poupatempo vem crescendo desde julho
Com a proximidade do fim do ano, de festas, férias escolares e viagens, a procura pela renovação de CNH nos mutirões do Poupatempo vem crescendo desde julho (Crédito: Agência Brasil)

Desde a retomada dos prazos para o serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em novembro de 2021, o Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, vem fazendo mutirões mensais para ajudar os motoristas a regularizar as habilitações vencidas no período mais crítico da pandemia. Nesse período, foram 24 ações, com mais de 50 mil atendimentos realizados.

Com a proximidade do fim do ano, de festas, férias escolares e viagens, a procura pela renovação de CNH nos mutirões do Poupatempo vem crescendo desde julho.

De acordo com o balanço de novembro, a média de atendimentos foi 80% maior que na comparação com a média geral dos 10 primeiros meses do ano (janeiro a outubro), informa o Detran. Em novembro, foram mais de 9 mil atendimentos/mês ante 5 mil da média geral.

O Poupatempo promoveu ontem o último mutirão do ano para renovação da CNH. Para esta edição, foram oferecidas 9,3 mil vagas. Nas ações realizadas nos dias 19 e 26 de novembro foram 18 mil atendimentos.

O Detran informa que a renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais digitais do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento on-line, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.

Os motoristas que tiverem CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. Outra opção é o condutor solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada. (Da Redação)