Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia

Comerciantes da Vila Carvalho sofrem com assaltos constantes

Na madrugada desta sexta-feira (2) um bar teve a televisão furtada depois que ladrões arrombaram a porta com um carro

02 de Dezembro de 2022 às 12:32
Cezar Ribeiro [email protected]
Assaltos são recorrentes na Vila Carvalho
Assaltos são recorrentes na Vila Carvalho (Crédito: Cezar Ribeiro)

Comerciantes do bairro Vila Carvalho, na zona norte de Sorocaba, vêm sofrendo com furtos e assaltos em seus estabelecimentos. Na madrugada desta sexta-feira (2), na rua Rubino de Oliveira, um bar teve a televisão furtada depois que ladrões arrombaram a porta com um carro. Segundo Ettore Santiago, dono do estabelecimento, por volta das 4h da madrugada a porta foi derrubada por um Volkswagem Gol, fazendo um grande barulho. O comerciante ainda gritou na sacada de sua casa, que fica no andar de cima do seu bar, na tentativa de inibir a ação dos ladrões, sem sucesso.

No mesmo momento em que o comércio de Ettore era roubado, um carro também era furtado a poucos metros dali. O comerciante atribui as recorrentes ações dos bandidos à falta de policiamento no bairro. Segundo ele, há ronda na região de apenas uma viatura no turno da noite. A demora para atender as ocorrências também é um dos fatores que facilita os roubos. “Chamamos a polícia às 4h30 da manhã e eles chegaram às 8h. Se eles tivessem vindo na hora, poderiam ter alcançado os ladrões, porque eles tinham acabado de sair. Eles só apareceram depois que ligamos pela 4ª vez, é a segunda vez que somos assaltados em um período de dois anos”, desabafa Ettore.

Na mesma rua, outra comerciante sofre com assaltos constantes a seu bar. O comércio de Ana Maria Godoy foi assaltado a mão armada duas vezes só neste ano. As ações dos bandidos geralmente seguem o mesmo roteiro, três indivíduos, um armado rende os clientes e outros dois recolhem os pertences. Os horários também são habitualmente os mesmos, sempre entre 20h e 21h. Na primeira vez, três assaltantes chegaram quando o bar recolhia as mesas para fechar, com um revólver renderam as pessoas e levaram a televisão do bar e pertences de todos que ali estavam, além de um carro de um cliente. O último assalto aconteceu da mesma forma, no mesmo horário. 

Questionada, a Polícia Militar informou que foram "intensificadas as rondas no bairro com apoio dos Programas de Policiamento Comunitário, policiamento como motos e viaturas de Força Tática nos locais com maior incidência de delitos, o que contribuiu com a redução dos indicadores criminais". Também foi ressaltado que em relação aos roubos, em novembro houve uma redução de 75% nos casos de roubos em Sorocaba na comparação com outubro. Em relação aos furtos, a redução foi de 60%. (Cezar Ribeiro)