Vacina em dia
Campanha de Multivacinação termina nesta quarta-feira (30)
Apesar de prorrogada duas vezes, a meta de 95% não foi atingida em todo Estado
Prorrogada por duas vezes, a Campanha Nacional de Multivacinação termina nesta quarta-feira (30) sem atingir a meta de 95% de vacinação. A ação é destinada para crianças e adolescentes de até 15 anos para atualização da caderneta de vacinação. Estão disponíveis nos postos de saúde as vacinas BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, rotavírus, a pentavalente - contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b - também doses contra caxumba, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e HPV.
Segundo a Secretaria de Saúde de Sorocaba, 80,5% das crianças menores de 1 ano foram até os postos da cidade, enquanto 7.602 de idade entre 5 e 14 anos receberam as doses, totalizando 60,7% do público-alvo. Apesar do fim da campanha, os pais podem levar os filhos em uma das 33 UBS da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para receberem as doses de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI).
E em todo Estado de São Paulo o índice vacinal também não foi o esperado. Do público entre 5 e 14 anos, apenas 15,9% compareceram a um posto de vacinação. Destes, 61% (673 mil jovens) receberam algum imunizante. A melhor cobertura ocorreu entre as crianças com menos de um ano, que atingiu 140,8% de comparecimento, o que representa 777,7 mil pessoas. Destas, 80,4% receberam algum tipo de imunizante para atualizar a caderneta de vacinação.
“A vacinação é uma das intervenções mais seguras e efetivas que temos em saúde pública. A campanha de multivacinação apresenta vacinas com altíssima eficácia com capacidade de salvar vidas. Nossa região sempre foi exemplar na cobertura vacinal, mas temos encontrado um número muito alto de crianças sem a carteirinha completa. Esta campanha é um exemplo de que nós podemos fazer diferente.”, explica o pediatra, André Aleixo. (Thais Marcolino)