Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Caminhão obstrui rua no bairro Caputera pela quinta vez

O problema recorrente acontece por se tratar de uma rua sem saída e de difícil acesso

29 de Novembro de 2022 às 11:05
Cezar Ribeiro [email protected]
Caminhão obstrui rua no bairro Caputera
Caminhão obstrui rua no bairro Caputera (Crédito: Cezar Ribeiro)

Pela quinta vez, os moradores da rua Manoel Peres Collaço, no Caputera, sofrem com obstruções da rua por conta dos caminhões que ali entram e não conseguem sair. Já na alça de acesso ao bairro, na altura do km 94 da Rodovia Raposo Tavares, há placas indicando que ali é uma rua sem saída. Na noite desta segunda-feira (28), mais um caminhão bloqueou a via, impedindo a passagem de veículos e causando transtornos aos moradores da rua.

De acordo com Celso Luiz, morador da rua, há divergências quanto à sinalização, causando o tráfego de veículos não suportados pela estrutura da rua. “Tem uma placa na Raposo escrito ‘Caputera’ e aqui é o Caputera, mas só um pedaço do bairro, pois é uma rua sem saída. Tem que tirar essa placa da entrada”, explica.

As reclamações são recorrentes e muitas vezes os moradores recorrem à Urbes – Trânsito e Transporte, mas não têm o problema resolvido, como explica Carlos Alberto Merege, também morador da rua: “A placa indicando o bairro está no lugar errado, o GPS joga eles para cá e existe uma placa indicando ser uma rua sem saída, mas a placa está na contra-mão do motorista, ele não consegue ver antes de entrar. Tem que pôr uma placa dizendo que não passa veículos articulados, pois é o quinto em menos de dois meses. Já foi informado para a Urbes, quando a gente pede socorro, ninguém atende, nem polícia, Urbes ou prefeitura. Teve um que ficou três dias parado aqui na rua, impedindo os moradores de ir para casa”, desabafa Carlos.

Ainda segundo os moradores, a Urbes esteve no local na noite do ocorrido, mas os agentes disseram que não podiam fazer nada, pois seria uma responsabilidade do proprietário do caminhão. Na manhã desta terça-feira (29), por volta das 9h, com o auxílio dos moradores, o motorista do caminhão conseguiu retirar o veículo.

GPS

O motorista do caminhão, Adilson Franco, foi orientado pelo GPS a entrar na via, pois seu destino encontrava-se a 600 metros, apesar das placas indicarem ser uma rua sem saída. De acordo com ele, a orientação do GPS causou o problema. “Eu sou o quinto motorista que cai aqui. Estou desde ontem aqui, o guincho veio, conseguiu desatolar o caminhão, eu dormi e hoje de manhã demos sequência às tentativas e conseguimos tirar a carreta. A sorte é que esse caminhão baú está vazio, se fosse um caminhão carregado, o transtorno seria bem maior”, conclui Adilson.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), a via encontra-se devidamente sinalizada, com placas informando ser uma rua sem saída e os motoristas ignoram essa sinalização. Não há proibição quanto ao tráfego de caminhões na região. A secretaria ainda informou que verificou a possibilidade de implantar sinalização para restringir o acesso de veículos pesados na rua Manoel Peres Collaço, mas o local onde a nova placa deverá ser instalada é na rodovia Raposo Tavares, que é uma via sob jurisdição da empresa concessionária CCR. A pasta informou que "a Semob está em tratativas com a concessionária para que seja viabilizada o quanto antes. A partir da colocação desse novo dispositivo, será possível igualmente autuar esses infratores". (Cezar Ribeiro)