Postergação
Construção do Complexo Hospitalar de Sorocaba é adiada para 2023
A construção do novo Complexo Hospitalar de Sorocaba, que estava prevista para este ano, será adiada para 2023. A obra é uma das primeiras promessas feitas pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), logo quando ele tomou posse, em 2021. Na época, o chefe do Executivo afirmou que o lançamento do edital seria ainda no seu primeiro ano de mandato, porém, até ontem (25), o documento ainda não havia sido publicado.
O empreendimento será erguido na área da antiga garagem da TCS, no Jardim Betânia, zona norte da cidade. Atualmente, o local é ocupado pela Vigilância em Saúde. De acordo com a Prefeitura, o Complexo terá o primeiro Hospital Geral Municipal da cidade, para atender aos acasos de média e baixa complexidade.
Ainda conforme o Executivo, a obra também contemplará um Centro Municipal de Diagnósticos, com ampla estrutura de apoio e estacionamento, além da Policlínica Municipal. “Uma das alternativas, o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que contou com a participação de sete instituições, encontra-se em fase de avaliação documental das empresas habilitadas, as quais devem cumprir todas as exigências previstas no edital”, observou a Prefeitura.
Conforme a Administração Municipal, um modelo de processo licitatório está em desenvolvimento para a construção do Complexo com recursos próprios do município e concessão dos serviços junto a entidades especializadas. O hospital, segundo o Executivo, contará com pavimentos para leitos de internação, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico, áreas técnicas, serviços de apoio, além de outras alas em geral. (Wilma Antunes)