Sorocaba
Emplacamento de veículos aumenta 26% na cidade
Número corresponde as vendas de outubro. Expectativa para 2023 é boa
O número de emplacamentos de automóveis de passeio e comerciais leves em Sorocaba registrou aumento de 26% em outubro, em comparação com o mesmo período de 2021, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e confirmam a recuperação do setor automotivo.
Em outubro deste ano, 687 automóveis de passeio e comerciais foram emplacados na cidade. Em 2021, foram 546. Embora o aumento seja significativo para o mês, no acumulado do ano, os dados apontam queda de 5,36% em relação a 2021, quando foram registrados 6.673 emplacamentos, contra 6.315 em 2022.
Para o gerente de vendas da Abrão Reze, concessionária Volkswagen, Sérgio Barbosa, 2022 foi um ano melhor. “Quando falamos de emplacamento, estamos falando de um aumento de vendas de apenas 5 a 10% em relação ao ano passado”. O percentual é resultado da falta de semicondutor no mercado devido a pandemia da Covid-19. A situação se agravou com a guerra na Ucrânia, visto que a maioria das fábricas de semicondutores estão instaladas no Leste Europeu e Ásia.
A falta de materiais afeta também o valor dos automóveis. Hoje, o investimento para levar um carro 0 km para casa é maior. “O aumento do custo dos insumos, como o aumento do aço, do semicondutor que faltou e automaticamente a lei da oferta e da procura, aumenta o preço, para poder rentabilizar um pouco mais, isso foi ocasionando o aumento do preço dos carros”, disse Barbosa.
Em relação aos preços, o gerente acredita que é pouco provável uma queda de preço dos veículos novos em 2023. Para ele, o que pode acontecer no próximo ano é uma melhora no poder de compra.
Em primeiro lugar na lista de veículos 0 km mais vendidos na Abrão Reze está o SUV compacto Nivus, na versão Highline, a mais completa. O investimento gira na casa de R$ 140 mil. “Esse é o carro mais vendido hoje. Foram 26 carros destes vendidos somente nesta concessionária”, conta o gerente. Em seguida, aparece o SUV intermediário T-Cross, que vem logo atrás, com 20 carros vendidos. “O SUV é hoje o modelo de carro mais procurado do mercado”, afirmou.
Perfil do cliente
Barbosa disse que hoje é possível notar uma mudança no perfil do cliente, que está muito mais criterioso e racional. “Hoje, 90% dos clientes -- isso é dado comprovado -- realizam uma primeira pesquisa pela web, seja em site da concessionária ou da montadora; sites especializados em venda de veículos. Ele primeiro faz essa pesquisa e no máximo entra em duas concessionárias para fechar. Ele já vem muito definido no modelo que ele quer. Basicamente, a tendência é fechar já na primeira visita, se não, no máximo, em uma segunda visita”.
Mercado de motos
De acordo com o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., a demanda por motocicletas segue alta e, apesar da dificuldade no crédito, pode haver espera em algumas categorias do segmento. “O mercado de modelos de até 250 cilindradas está bastante aquecido. São, em sua maioria, veículos usados para o trabalho e deslocamentos urbanos e que têm tido boa procura nas concessionárias”.
O segmento de motocicletas eletreficadas já acumula alta de mais de 430% em 2022, segundo a Fenabrave. Quem confirma a melhora no setor é o gerente da Jet Balbek, concessionária oficial Yamaha, Clayton Reis. “A fábrica voltou a produzir, hoje eu voltei a ter moto no estoque, coisa que eu não tinha há muito tempo. Venho de dois anos de fila. Tenho ainda alguns produtos que possuem fila de espera, por falta de componente na fábrica. Nós estamos chegando em 2023 e tem alguns produtos que eu não tenho previsão de modelo 2023, porque eu ainda estou fabricando e entregando 2022, que era produção pronta, aguardando emplacamento”, contou.
A tendência para o segmento de motocicletas é aumentar o número de vendas, acredita Clayton. “Para o ano que vem a expectativa é boa”, disse. (Virginia Kleinhappel Valio)
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