Sorocaba
Sorocabanos seguem usando máscara para se proteger da Covid-19
Embora seu uso não seja mais obrigatório em todos os locais, pelas ruas da cidade é comum ver pessoas que seguem usando máscaras
Embora não seja a maioria, os sorocabanos continuam usando máscaras, mesmo em locais abertos, em Sorocaba. Nas ruas do Centro e também nos terminais de ônibus e até no transporte público, pessoas continuam usando o acessório como forma de prevenção contra a Covid-19. Recentemente, o Ministério da Saúde voltou a recomendar o uso de máscara por conta do aumento de casos da doença, por conta da circulação da sublinhagem BQ.1.
Segundo a Prefeitura de Sorocaba, na cidade, o uso segue obrigatório somente em unidades de saúde, como UBSs, hospitais e clínicas. “Sobre o uso de máscara, o município segue cumprindo as determinações do Governo do Estado”, informa.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em aviões e aeroportos. A medida visa reduzir o risco de contágio de Covid-19, considerando o aumento expressivo de casos da doença nas últimas semanas. A resolução, aprovada pela diretoria colegiada do órgão, entra em vigor na sexta-feira (25).
Sorocaba
Pelas ruas da cidade ainda é comum ver pessoas que seguem usando a máscara desde o início da pandemia em 2020. O uso da proteção facial é ainda mais comum em pessoas a partir dos 60 anos.
O aposentado Miguel Costa, 62 anos, continua usando máscara, mesmo em locais abertos, e disse que o hábito continua o mesmo desde que houve a recomendação do uso da proteção facial, no início da pandemia. “Vou continuar usando a máscara porque acho que a liberação foi precipitada. Então, vou continuar usando e acho que a pandemia ainda não acabou. Tanto que começou a ter novos casos por causa das variantes”, afirma.
Ele conta que já tomou as quatro doses da vacina contra a Covid-19 e que se houver recomendação para tomar mais doses não irá deixar de tomar. “Lá em casa eu e minha esposa tomamos as quatro doses e se tiver mais vamos tomar. Se todos fossem mais conscientes e tomassem as vacinas e usassem máscara iria ajudar a combater a doença”, ressalta.
O aposentado Gilson Metidieri, 77 anos, afirma que usa máscara desde o início da pandemia e seguirá usando até quando achar que a proteção fácil é necessária contra a doença. “Deveria continuar a obrigação de usar máscara em todos os locais. Vou continuar usando, mesmo em locais abertos. Com as variantes os casos vão continuar ocorrendo”, diz.
Ele afirma ainda que também já tomou quatro doses da vacina contra a doença. “A pandemia vai continuar ainda por muito tempo. Então, não acho que é hora de deixar de usar máscara”, afirma o aposentado.
Recomendações
O gestor da Santa Casa de Sorocaba, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, também divulgou nota recomendando o uso da máscara, além de um apelo para que os sorocabanos que ainda não tomaram todas as doses de reforço da vacina contra a Covid-19 coloquem a imunização em dia.
Segundo ele, “estamos entrando nesta nova onda, que gera menos hospitalização, mas inspira cuidado em pessoas com comorbidades”. Em virtude disso, o gestor da Santa Casa recomendou o uso de máscaras em aglomerações, bem como o reforço na vacinação contra a Covid-19.
A nota técnica do Ministério da Saúde também faz um alerta à população e aos profissionais de saúde quanto à situação da Covid-19 em âmbito local e recomenda o reforço das medidas não farmacológicas de prevenção e controle. Dentre as medidas, especialmente destaca a higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão e o uso de máscaras de proteção facial, principalmente por indivíduos com fatores de risco para complicações da covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades); pessoas que tiveram contato com casos confirmados de Covid-19; pessoas em situações de maior risco de contaminação pela doença como em locais fechados e mal ventilados; locais com aglomeração e serviços de saúde; bem como o isolamento de casos suspeitos e confirmados para Covid-19.
O Ministério da Saúde também informa que as recomendações poderão ser revistas conforme alteração da situação epidemiológica e o surgimento de novas evidências científicas sobre a Covid-19. (Da Redação)
.
Galeria
Confira a galeria de fotos