Buscar no Cruzeiro

Buscar

Luto no rádio

Morre o radialista Hidalgo Netto, aos 52 anos

Hidalgo era diretor da Associação e Rádio Comunitária Super; ele foi vítima de infarto

21 de Novembro de 2022 às 18:49
Wilma Antunes [email protected]
Morre o radialista Hidalgo Netto, aos 52 anos
Morre o radialista Hidalgo Netto, aos 52 anos (Crédito: Reprodução/Facebook)

O locutor e radialista Hidalgo Netto, de 52 anos, morreu na tarde desta segunda-feira (21), vítima de um infarto, em Sorocaba. Ele era diretor da Associação e Rádio Comunitária Super, que detém a concessão da rádio Super FM 87,9, uma das maiores do Brasil. Segundo a família, o comunicador também sofria de insuficiência renal e fazia tratamento de hemodiálise.

Um dos últimos programas de entrevista que Hidalgo Netto participou foi o da série especial que a Uniso (Universidade de Sorocaba) fez sobre os "100 Anos do Rádio". Ele está no programa de número 33, com quase uma hora de duração e, pelo qual, é possível conhecer um pouco mais sobre o radialista e, também, da história do rádio contada por ele.

Hidalgo foi uma das principais personalidades da história do rádio na cidade. Ele começou sua carreira na extinta Rádio Clube, no programa Flor do Cafezal, que tocava sertanejo raiz, e passou pelas emissoras Vanguarda AM, Nova FM, e na Rádio Rock.

Nas redes sociais, os amigos lamentaram a morte do radialista. "Com um coração imenso, ele ajudou com seus ensinamentos, aconselhou com toda sua experiência e, maior que tudo isso, ofereceu sua amizade. Fez parte da história das rádios comunitárias no Brasil, assim como fez parte da história de muita gente. Sorocaba perde um de seus maiores comunicadores", escreveu o jornalista Junior Videira.

"Ficamos marcando e remarcando de tomar nosso café, meu amigo. E agora recebo essa notícia que me deixou sem chão. Para quem não sabe, esse é o grande responsável por me tornar o profissional que sou hoje. O cara que me deu o primeiro incentivo para o rádio, que me fez acreditar que eu poderia conquistar meu espaço, que foi comigo me inscrever e ajudar a pagar o meu curso de locutor", lamentou o locutor Edgar Davilla.

O Esporte Clube São Bento decretou luto oficial pela morte do radialista em seus canais oficiais de comunicação. “É com profundo pesar que o Esporte Clube São Bento decreta luto pela morte de Hidalgo Netto. Hidalgo sempre esteve ligado ao nosso querido São Bento, como imprensa e principalmente como torcedor, inclusive sendo um dos fundadores de uma de nossas torcidas uniformizadas. Deus conforte todos os amigos os familiares”, diz a nota oficial.

O presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba (PL), também manifestou pesar com a morte de Hidalgo. "Sempre admirei o trabalho do Hidalgo, que foi uma pessoa que abriu muitas portas no rádio e foi um professor para muitos profissionais. Sua rádio, a Super FM, marcou época em Sorocaba e na história do rádio comunitário da nossa cidade. Ele era uma pessoa muito gentil e fará muita falta. Ficam nossos sentimentos aos amigos e familiares", afirmou.

Hidalgo Netto deixa a esposa Anna Andrade, de 45 anos. O velório será a partir das 23h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na rua Delfim Moreira, 141, bairro Árvore Grande. Já o sepultamento está agendado para às 13h desta terça-feira (22), no cemitério Memorial Park, que fica na avenida Comendador Vicente Amaral, 4025, no bairro Júlio de Mesquita Filho. (Wilma Antunes)