Sorocaba e região
Dia da Consciência Negra será celebrado com várias atividades
Marchas, feiras e intervenções artísticas serão alguns dos eventos
No domingo (20) será celebrado o Dia da Consciência Negra, data que tem o objetivo de ressignificar a história do povo preto no Brasil e conscientizar as pessoas sobre o racismo. Em Sorocaba, diversos eventos e manifestações culturais ocorrerão pelas cidades.
A partir das 8h30 acontecerá o ato ecumênico na Capela Senhor do Bonfim -- João de Camargo, localizada na avenida Barão de Tatuí, no Jardim Paulistano. Em seguida, no mesmo local, iniciará a concentração para a Marcha Preta Sorocaba. A caminhada seguirá até o Parque Carlos Alberto de Souza, o Parque do Campolim.
No período da tarde, a Secretaria da Cidadania (Secid), por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial, e a Secretaria de Cultura (Secult) realizam a tradicional Feira Crespa, no Parque das Águas. O evento é aberto ao público e acontece das 14h às 22h, com diversificada programação musical ao longo do dia e participação de artistas de várias vertentes. As atrações incluem a dupla sertaneja Maycon & Maurício (14h), o MC Aprile (15h), o trio Ponto 3 Samba Rock (16h), o cantor de MPB e outros ritmos Julinho Simpatia (17h), o conjunto Primos Samba (18h), os cantores de MPB Julia e Kazlu (19h), a banda de música contemporânea brasileira Karminda (20h) e a bateria Puro Swing (21).
Além das atrações culturais, haverá a venda de comidas típicas e produtos artesanais, com referência às culturas africana e afrobrasileira.
Já na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, no Alto da Boa Vista, atividades ocorrem até o final do mês de novembro. As pessoas podem conferir a exposição Ler para Refletir, que tem o objetivo de apresentar autores e personagens negros, livros infantis que estimulam a reflexão sobre a representatividade do povo negro, além de obras que levam ao pensamento crítico dos leitores a respeito do racismo. Os livros fazem parte do acervo da Biblioteca Municipal e estão disponíveis para empréstimo e para leitura no próprio local.
Também está em cartaz a exposição Expressões da Equidade, com curadoria da educadora Marilda Aparecida Corrêa, com fotos de mulheres que atuam ou já atuaram dentro do Movimento Negro em Sorocaba. As imagens revelam rostos de várias idades e segmentos, com o intuito de promover a reflexão sobre o papel da mulher negra na sociedade. As atividades são abertas ao público, sem a necessidade de inscrição prévia e ocorrem até o dia 30 de novembro.
Além da parte cultural, aberta à população, a Coordenadoria de Igualdade Racial também está promovendo, em algumas unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e na Chácara do Idoso, ações sociais voltadas aos moradores de cada região.
No dia 21, às 14h, terá um café cultural e ainda uma oficina de turbantes no Cras Ana Paula Eleutério. No dia 22, às 9h, a Chácara do Idoso sediará uma oficina de bonecas Abayomi, feitas de tecidos. Ainda no dia 22, também às 9h, terá uma roda de conversa sobre arte no Cras Carandá. O evento se repete no dia 29 no mesmo local e horário.
No dia 24, às 9h, acontece novamente uma oficina de turbantes, mas dessa vez, na Chácara do Idoso. No mesmo local, mas no dia 29, o público poderá participar de uma roda de conversa com o Conselho Municipal da Igualdade Racial. O evento começa às 9h. A programação se encerra no dia 30, às 9h, com uma palestra sobre a saúde da mulher negra, ministrada pela enfermeira Thabata Zamboli Fontana, da UBS Nova Esperança, no Cras Nova Esperança.
Para outras informações, é possível entrar em contato com a Coordenadoria da Igualdade Racial da Secid, pelo telefone (15) 3212-6912.
Piedade, Salto e São Roque têm programação até o dia 22
Piedade programou atividades com oficinas, palestras, atrações musicais e apresentações de capoeira, até o dia 20, no Centro Cultural Piedadense (Club Literário). No local haverá praça de alimentação com comidas da culinária afro-brasileira. O evento é promovido pela Diretoria de Cultura e ONG Voz do Morro. Hoje (18), a festa será das 19h às 22h. Amanhã (19), das 16h às 22h e no domingo (20), das 17h às 22h.
Em São Roque, acontece neste fim de semana, o Festival José Cabinda, na Praça do Bairro do Carmo com a apresentação de diversas bandas e artistas. Também haverá oficinas, exposições e outras manifestações culturais. Amanhã, o festival será das 9h às 20h30 e no domingo das 8h30 às 20h.
Já em Salto, no dia 22 de novembro, a Câmara Municipal realiza uma solenidade ao Dia da Consciência Negra, quando será feita a entrega do Troféu Zumbi dos Palmares a três homenageadas: Soledade Vieira Ribeiro, Nayara Iris da Silva (in memoriam) e Marta Soares Fernandes Lúcio (in memoriam) indicadas pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A cerimônia vai ser realizada às 18h, no Plenário da Câmara de Salto. (Vanessa Ferranti)