Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Feriado da Proclamação da República foi de patriotismo e resistência

Manifestantes participam de mobilização que segue em frente à 14ª Base de Apoio Regional do Exército

16 de Novembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
No início da noite de ontem ainda havia movimentação intensa no local da manifestação
No início da noite de ontem ainda havia movimentação intensa no local da manifestação (Crédito: TEÓFILO NEGRÃO / CORTESIA)

O feriado do Dia da Proclamação da República, celebrado ontem (15), foi marcado por diversas manifestações em todo o Brasil. Os atos que vêm se repetindo pelo País em frente aos quartéis militares desde os resultados das últimas eleições ganham mais força a cada dia. Ônibus de diversas regiões do Brasil, incluindo a de Sorocaba, partiram rumo a Brasília (DF) para um grande protesto. O ato começou já pela manhã, mas foi no período da tarde que houve um fluxo maior de pessoas.

Em Sorocaba, os manifestantes ficaram em frente à 14ª Base de Apoio Regional do Exército, no bairro Santa Rosália. Patriotas, as pessoas seguravam bandeiras e acenavam para os carros que transitavam pela via. Barracas e tendas também foram instaladas no local. Por conta do protesto, um trecho da avenida Roberto Simonsen, sentido rua Aparecida, foi interditado. A Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que não recebeu oficialmente comunicado sobre manifestações na cidade. No entanto, atuou de forma preventiva, monitorando todos os pontos e promovendo ações em favor da mobilidade urbana.

Pai-Nosso

Mulher participa da oração do Pai-Nosso, rezada no meio da tarde - FÁBIO ROGÉRIO
Mulher participa da oração do Pai-Nosso, rezada no meio da tarde (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Uma multidão se reuniu em frente à 14ª Base de Apoio Regional do Exército rezou o Pai-Nosso, às 15h, em conjunto a todas as cidades que realizaram o ato político. Os sorocabanos aproveitaram o feriado para se manifestar a favor do direito da liberdade de expressão e contra a censura, os desmandos do Supremo Tribunal Federal (STF) e o processo eleitoral de 2022.

A avenida Roberto Simonsen foi tomada por um mar verde-amarelo. Bandeiras, varais de camisetas do Brasil e um coro a cantar o hino nacional fizeram parte do movimento. Os protestos foram realizados em todo o Brasil. Na capital paulista, a concentração acontece na avenida Sargento Mario Kozel Filho, entre o prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e o Comando Militar do Sudeste (CMSE).

Na região, também houve manifestação em frente ao 2º Grupo de Artilharia de Campanha, na Praça Duque de Caxias, no centro de Itu. Houve, igualmente, pessoas acampadas no local.

Chuva

Os protestos realizados em Brasília foram atingidos por chuva mas os manifestantes, que estão nas ruas desde 30 de outubro, não se intimidaram. Para se proteger do temporal, os patriotas instalaram cabanas e tendas em frente ao Quartel General do Exército. Apesar de toda a preparação, a chuva durou pouco tempo e os atos seguiram normalmente. (Da Redação) 

Galeria

Confira a galeria de fotos