cerimônia, aniversário, 60 anos, 15º grupamento de bombeiros, sorocaba
Cerimônia comemora 60 anos do 15º Grupamento de Bombeiros de Sorocaba
Solenidade, realizada no Parque Tecnológico de Sorocaba, homenageou socorristas e autoridades políticas
O aniversário de 60 anos da fundação do 15º Grupamento de Bombeiros de Sorocaba (GB) foi comemorado com cerimônia no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), na manhã desta sexta-feira (11). Na ocasião, socorristas e autoridades políticas receberam homenagens. Ainda houve exposições de fotos de momentos marcantes e de instrumentos de trabalho da corporação. Inaugurado em 12 de novembro de 1962, o 15º GB foi a primeira unidade do Corpo de Bombeiros em Sorocaba.
Atualmente, o grupamento abrange 78 cidades. Segundo o comandante da corporação, tenente-coronel PM Ivam Luiz Godinho, ela é formada por uma sede, situada em Sorocaba, e mais 26 postos. Ao todo, são 617 bombeiros. Somente em 2021, as equipes atenderam a 53.267 ocorrências, média de 146 por dia.
Tenente-coronel Ivam Godinho: trabalho do 15º Grupamento é motivo de orgulho e comemoração (crédito: Fábio Rogério (11/11/2022) )
Conforme Godinho, o foco do Corpo de Bombeiros é preservar a vida, o Meio Ambiente e o patrimônio. Ainda de acordo com ele, os socorristas trabalham, sobretudo, em prol das pessoas. Por isso, considera fundamental o papel desses profissionais junto à sociedade. “Os nossos bombeiros treinam diuturnamente e estão preparados e disponíveis para atender bem à população 24 horas por dia”, diz.
Para o comandante, observar o desempenho do grupamento ao longo de sua história é motivo de orgulho e celebração. “São 60 anos de árduo trabalho. Nós recebemos o legado de vários bombeiros que passaram (pela corporação). Muitas dificuldades foram superadas. Temos, ainda, muitos desafios, mas continuamos com fé, disciplina e motivação”, fala.
Homenagens
Vários socorristas e políticos da região de Sorocaba participaram da solenidade. Alguns bombeiros receberam challenge coins, moedas conferidas para profissionais de destaque dentro da corporação. Os prefeitos Rodrigo Manga (Republicanos), de Sorocaba; Geraldinho (MDB), de Piedade; Paulinho Sasaki (PTB), de Ibiúna, e Nicolas Basile (Republicanos), de Angatuba, igualmente, ganharam a honraria. Eles foram contemplados por terem contribuído, de alguma forma, com o 15º GB.
O cabo Marcelo Paes foi um dos homenageados com challenge coin (crédito: Fábio Rogério (11/11/2022) )
Um dos profissionais homenageados foi o cabo Marcelo Rodrigues Paes, por seu trabalho como bombeiro educador. Ele é o responsável pelo projeto Bombeiro nas Escolas. A iniciativa oferece treinamentos de primeiros socorros para funcionários de instituições municipais, estaduais e privadas.
Graças a esses ensinamentos, a equipe da escola Escola Estadual Baltazar Fernandes, em Sorocaba, conseguiu salvar uma professora que sofreu mal súbito. Este é apenas um exemplo dos resultados do programa. “É muito gratificante saber que, com a nossa orientação, com o trabalho de toda a nossa equipe, conseguimos, com a nossa orientação, ajudar as pessoas em momentos difíceis”, destaca Paes.
História
O Corpo de Bombeiros chegou a Sorocaba em 1962 para combater, inicialmente, incêndios. Primeiramente, houve a instalação de um posto na área ao lado do 7º Batalhão de Caçadores da Força Pública, no bairro do Cerrado. Com o passar do tempo, houve a ampliação da estrutura. Hoje, são quatro bases locais -- Cerrado, Éden, Santa Rosália e a da zona norte. Esta última é a mais recente, tendo sido inaugurada em 2018. Antes de possuir quartel próprio, a cidade era subordinada ao 7º Grupamento de Incêndio, localizado em Campinas.
Galeria
Confira a galeria de fotos