Buscar no Cruzeiro

Buscar

cerimônia, aniversário, 60 anos, 15º grupamento de bombeiros, sorocaba

Cerimônia comemora 60 anos do 15º Grupamento de Bombeiros de Sorocaba

Solenidade, realizada no Parque Tecnológico de Sorocaba, homenageou socorristas e autoridades políticas

11 de Novembro de 2022 às 15:30
A cerimônia, realizada no Parque Tecnológico, contou com a presença de vários bombeiros e autoridades políticas
A cerimônia, realizada no Parque Tecnológico, contou com a presença de vários bombeiros e autoridades políticas (Crédito: Fábio Rogério (11/11/2022))

O aniversário de 60 anos da fundação do 15º Grupamento de Bombeiros de Sorocaba (GB) foi comemorado com cerimônia no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), na manhã desta sexta-feira (11). Na ocasião, socorristas e autoridades políticas receberam homenagens. Ainda houve exposições de fotos de momentos marcantes e de instrumentos de trabalho da corporação. Inaugurado em 12 de novembro de 1962, o 15º GB foi a primeira unidade do Corpo de Bombeiros em Sorocaba.

Atualmente, o grupamento abrange 78 cidades. Segundo o comandante da corporação, tenente-coronel PM Ivam Luiz Godinho, ela é formada por uma sede, situada em Sorocaba, e mais 26 postos. Ao todo, são 617 bombeiros. Somente em 2021, as equipes atenderam a 53.267 ocorrências, média de 146 por dia.

 

Tenente-coronel Ivam Godinho: trabalho do 15º Grupamento é motivo de orgulho e comemoração (crédito: Fábio Rogério (11/11/2022) )

 

 

 

Conforme Godinho, o foco do Corpo de Bombeiros é preservar a vida, o Meio Ambiente e o patrimônio. Ainda de acordo com ele, os socorristas trabalham, sobretudo, em prol das pessoas. Por isso, considera fundamental o papel desses profissionais junto à sociedade. “Os nossos bombeiros treinam diuturnamente e estão preparados e disponíveis para atender bem à população 24 horas por dia”, diz.

Para o comandante, observar o desempenho do grupamento ao longo de sua história é motivo de orgulho e celebração. “São 60 anos de árduo trabalho. Nós recebemos o legado de vários bombeiros que passaram (pela corporação). Muitas dificuldades foram superadas. Temos, ainda, muitos desafios, mas continuamos com fé, disciplina e motivação”, fala.

Homenagens

Vários socorristas e políticos da região de Sorocaba participaram da solenidade. Alguns bombeiros receberam challenge coins, moedas conferidas para profissionais de destaque dentro da corporação. Os prefeitos Rodrigo Manga (Republicanos), de Sorocaba; Geraldinho (MDB), de Piedade; Paulinho Sasaki (PTB), de Ibiúna, e Nicolas Basile (Republicanos), de Angatuba, igualmente, ganharam a honraria. Eles foram contemplados por terem contribuído, de alguma forma, com o 15º GB.

 

O cabo Marcelo Paes foi um dos homenageados com challenge coin (crédito: Fábio Rogério (11/11/2022) )

 

Um dos profissionais homenageados foi o cabo Marcelo Rodrigues Paes, por seu trabalho como bombeiro educador. Ele é o responsável pelo projeto Bombeiro nas Escolas. A iniciativa oferece treinamentos de primeiros socorros para funcionários de instituições municipais, estaduais e privadas.

Graças a esses ensinamentos, a equipe da escola Escola Estadual Baltazar Fernandes, em Sorocaba, conseguiu salvar uma professora que sofreu mal súbito. Este é apenas um exemplo dos resultados do programa. “É muito gratificante saber que, com a nossa orientação, com o trabalho de toda a nossa equipe, conseguimos, com a nossa orientação, ajudar as pessoas em momentos difíceis”, destaca Paes. 

 

História

O Corpo de Bombeiros chegou a Sorocaba em 1962 para combater, inicialmente, incêndios. Primeiramente, houve a instalação de um posto na área ao lado do 7º Batalhão de Caçadores da Força Pública, no bairro do Cerrado. Com o passar do tempo, houve a ampliação da estrutura. Hoje, são quatro bases locais -- Cerrado, Éden, Santa Rosália e a da zona norte. Esta última é a mais recente, tendo sido inaugurada em 2018. Antes de possuir quartel próprio, a cidade era subordinada ao 7º Grupamento de Incêndio, localizado em Campinas.

Galeria

Confira a galeria de fotos