Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mudanças

Comandante da GCM de Sorocaba, Henrique de Agrella, é exonerado do cargo

Decisão foi publicada no Jornal do Município desta terça-feira (8); Davi Oliveira Dutra assumiu o comando

09 de Novembro de 2022 às 13:07
Cruzeiro do Sul [email protected]
Agrella estava no comando da corporação desde 2019
Agrella estava no comando da corporação desde 2019 (Crédito: Fábio Rogério (01/03/2021))

O comandante da Guarda Civil Municipal de Sorocaba, Henrique de Agrella, foi exonerado do cargo na última segunda-feira (7). A informação foi publicado pela Secretaria de Recursos Humanos no Jornal do Município desta terça-feira (8). Quem assumiu o cargo foi Davi Oliveira Dutra, GCM desde 1996. Atualmente, Dutra exercia as funções de chefe da Divisão de Planejamento em Assuntos de Segurança da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e coordenador-geral de Proteção e a Defesa Civil.

Ao jornal Cruzeiro do Sul, a Sesu informou que a mudança no comando da Guarda Civil Municipal tem caráter operacional, priorizando a intensificação das ações do Poder Público na cidade, sempre em parceria com outras forças policiais e tendo como enfoques as áreas de prevenção, inteligência de operações e humanização. Henrique Agrella continua atuando normalmente na equipe da GCM.

As substituições ocorreram três meses após a suspensão das atividades externas da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Civil Municipal de Sorocaba, medida determinada pela Justiça depois que o Ministério Público iniciou uma investigação para apurar a conduta de GCMs membros da equipe. Ao todo, nove guardas civis da cidade foram presos. Segundo as investigações do MP, os GCMs batiam nas vítimas durante as revistas, em busca de armas e drogas. Em algumas situações, eles agrediam as pessoas com socos e até pedaços de madeira, inclusive, existe a denúncia de que uma vítima teria sido levada para um galpão na zona norte da cidade, onde foi espancada. O trabalho da ROMU nas ruas voltou a ser realizado em 30 de setembro. (Da Redação)