Buscar no Cruzeiro

Buscar

Finados

Movimento foi tranquilo no Cemitério da Saudade neste feriado de Finados

O frio e o tempo nublado na cidade deixaram o movimento tranquilo nos cemitérios municipais

02 de Novembro de 2022 às 17:14
Ana Claudia Martins [email protected]
Movimento foi tranquilo no Cemitério da Saudade por conta do frio e o tempo nublado
Movimento foi tranquilo no Cemitério da Saudade por conta do frio e o tempo nublado (Crédito: Ana Claudia Martins)

Ontem (2), Dia de Finados, o movimento no cemitério da Saudade, o principal de Sorocaba, ficou abaixo do esperado por conta do frio. A visitação dos túmulos e jazigos estava tranquila por volta das 15h. Pela manhã, o movimento foi maior. Segundo estimativa da Prefeitura, no final do dia, os cemitérios públicos da cidade - Aparecida (Aparecidinha), Consolação (Vila Haro), Santo Antônio (Wanel Ville) e Saudade (Vila Carvalho) - receberam 50 mil pessoas. Outras 50 mil passaram pelos particulares: 20 mil no Pax e 30 mil no Memorial Park.

Em frente ao Cemitério da Saudade o movimento de venda de flores também ficou abaixo do esperado. Segundo os vendedores, a mudança de temperatura, com frio e uma fina garoa na cidade, desestimulou a vinda das pessoas no feriado de Finados.

Solange Batista, 58 anos, todo ano costuma frequentar o local na data para rezar pelos pais e tios já falecidos. Ela ficou para acompanhar uma celebração católica no Cemitério da Saudade no período da tarde, e também achou o movimento menor em relação aos anos anteriores à pandemia da Covid-19. “O frio desanimou as pessoas. O movimento está baixo. Antes da pandemia, mais pessoas costumavam frequentar o Cemitério da Saudade”, afirma.

A mesma impressão teve o empresário Domingues Vieira, 63 anos, que foi acompanhar a esposa na visita do túmulo da família. “Todo ano a gente vem, mas o movimento está baixo, bem tranquilo. O frio e a chuva atrapalharam um pouco”, diz.

As pessoas que passaram neste dia de Finados pelo Cemitério da Saudade também reclamaram das condições do local, além dos furtos frequentes que ocorrem nos túmulos e jazigos de peças metálicas, que são vendidos no mercado clandestino.

Programação especial

Os cemitérios municipais tiveram uma programação especial de Finados, das 8h às 16h30. Em cada um deles foram distribuídas mudas de árvores para plantio, simbolizando esperança e continuidade da vida. Equipes da Secretaria da Saúde (SES) também estiveram nos quatro locais realizando aferição de pressão e exames de glicemia.

O Coral Neusa Vieira de Aguiar, da Igreja Presbiteriana Rocha Eterna, se apresentou no cemitério da Consolação, das 9h30 às 10h30. Os cemitérios municipais tiveram cerimônias religiosas durante o dia. Também em todos eles, a Ossel convidou os visitantes a preencher o nome do ente querido homenageado em um cartão, o qual foi colocado dentro de uma esfera transparente, que enfeitará uma grande árvore de Natal que será iluminada e inaugurada em evento posterior.

Já colaboradores da Ofebas entregaram mudas da flor Amor Perfeito em cachepot, igualmente simbólicas à data, panfletos institucionais e copos personalizados para encher com água. Além disso, no período da manhã, músicos da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), contratados pela Ofebas, recepcionaram os visitantes.

O Memorial Park realizou uma homenagem da Polícia Militar aos heróis falecidos no cumprimento do dever, com duas missas, sendo uma com o padre Aparecido Carlos dos Passos (padre Carlinhos), e outra com o padre Flávio Jorge Miguel Júnior, do Santuário São Judas Tadeu.

Com o apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), do jornal Cruzeiro do Sul e do Rotary Sorocaba, o Memorial Park desenvolveu também uma campanha de conscientização da importância da vacinação contra a poliomielite. Já o cemitério Pax realizou o hasteamento da bandeira com a presença da Polícia Militar e, em seguida, uma missa. (Da Redação)