Chuva
Trecho interditado da avenida Quinze de Agosto é liberado
Via foi fechada depois que o Rio Sorocaba transbordou em decorrência das fortes chuvas
Por conta das fortes chuvas que iniciaram durante a madrugada desta segunda-feira (31) na cidade, o rio Sorocaba transbordou e alagou trechos da região do Parque das Águas. A equipe do jornal Cruzeiro do Sul esteve no local e identificou que o nível do rio subiu. Com isso, as águas atingiram a avenida Quinze de Agosto e a rua Ingrácia Angrisani Gomes, travessa da rua João Gabriel Mendes, no Jardim Maria do Carmo. A Defesa Civil informou que a Quinze de Agosto foi interditada com desvio sendo feito por dentro do Jardim Iguatemi. A via foi liberada ao meio dia.
A Prefeitura disse ainda que o monitoramento da chuva ocorre constantemente, sendo que o índice pluviométrico acumulado na cidade, nos últimos três dias, é de 81 milímetros. Na régua de medição de nível do Rio Sorocaba, localizada na Praça Lions, foi constatada variação de um metro no nível da água.
A Defesa Civil, assim como a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), segue em esquema de plantão, para atender quaisquer eventuais ocorrências no município. Além dos alagamentos, também houve a queda de uma árvore sobre um carro desocupado, na Vila Amato, durante a madrugada. Ninguém ficou ferido.
Segundo a administração pública o monitoramento da chuva ocorre constantemente, sendo que o índice pluviométrico acumulado na cidade, nos últimos três dias, é de 81 milímetros. Na régua de medição de nível do Rio Sorocaba, localizada na Praça Lions, foi constatada variação de um metro no nível da água.
Já, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realiza, preventivamente, a limpeza e a manutenção de todos os córregos na cidade. De acordo com a autarquia, na segunda-feira (24) teve início a substituição de duas pontes sobre o córrego do Jardim Piratininga, na Zona Leste da cidade, para evitar possíveis alagamentos nessa região.
Alerta
Na sexta-feira (28) a Defesa Civil do Estado de São Paulo já havia emitido um alerta de tempestades e queda de temperatura para hoje na cidade, devido a passagem de duas frentes frias. De acordo com dados disponibilizados no site do órgão, a maior precipitação até às 11h havia sido de 48 milímetros. O total de chuva previsto para hoje é de até 72 milímetros. As chuvas devem continuar durante a semana, porém, com menor intensidade. Nesta terça-feira (1º), o estado continua sendo de atenção.
Hoje, os termômetros no município ficam entre 27 e 19 graus. Já amanhã, segundo a Defesa Civil, a mínima é de 13 e a máxima de 17 graus. A quarta-feira deve continuar com chuva e as temperaturas ficam entre 11 e 15 graus. Na quinta (3) e sexta-feira (4), a cidade continua nublada. A previsão no dia 3 é de 18ºC a máxima e de 11ºC a mínima. Já no dia 4, a máxima deve subir, chegando até 21ºC. Já a mínima deve continuar em 11ºC. Para o sábado, a previsão é de chuvas rápidas durante o dia. A mínima deverá ser de 11ºC e a máxima de 22ºC.
Galeria
Confira a galeria de fotos