Eleições 2022
Segundo turno das eleições foi 'tranquilo' em Sorocaba, diz juiz eleitoral
Durante todo o dia a votação ocorreu de maneira tranquila na Região Metropolitana de Sorocaba; o eleitor escolheu os candidatos para os cargos de governador do Estado de São Paulo e presidente da república
18h54 - Zona eleitoral 137 totalizou 100% dos votos a primeira a finalizar. Os resultados foram: Bolsonaro 38.567 e Lula 21.334. Para governador os números foram: Tarcísio 37.227 e Haddad 20.242. (Ana Cláudia Martins)
17h48 - O juiz eleitoral de Sorocaba, Gustavo Scaf de Molon, disse que a votação foi bastante tranquila neste domingo (30) na cidade e que não houve nenhum problema mais grave. Em relação aos tradicionais “santinhos” o juiz eleitoral disse que neste segundo turno o problema foi bem menos frequente em relação ao primeiro turno.
Como ocorreu no primeiro turno, novamente uma pessoa votou no lugar de outra em Sorocaba por conta de um erro de um mesário, e um eleitor acabou assinando no nome de outra pessoa. (Ana Cláudia Martins)
17h39 - As urnas da E. E. Professor Marco Antônio Mencacci, em Sorocaba, estão, neste momento, sendo retiradas da escola, após o fim do período de votações. (Cristina Marcolino)
17h35 - Nenhuma ocorrência por parte da Polícia Militar foi registrada em Sorocaba durante a votação. Segundo a corporação, a equipe até recebeu denúncias de boca de urna, por exemplo, porém nenhuma comprovação. Para a apuração e resultado das urnas, a PM intensifica, principalmente, regiões norte e sul da cidade. (Thais Marcolino)
17h33 - O resultado da primeira urna apurada em Sorocaba, da zona eleitoral 137, foi Bolsonaro com 223 votos contra 101 de Lula. Os dois candidatos disputam para presidente do Brasil.
No segundo turno para governador, também na primeira urna apurada em Sorocaba Tarcísio saiu na frente com 211 votos contra 98 de Haddad.
Os cartórios eleitorais de Sorocaba continuam recebem mídias das demais urnas eletrônicas e a expectativa é que a apuração dos votos na vida seja concluída por volta das 7h33 deste domingo (30). Segundo a Justiça Eleitoral, no total 15 urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas em Sorocaba durante a votação. (Ana Cláudia Martins)
17h07 - Por volta das 17h07 deste domingo (30) chegou à sede dos cartórios eleitorais de Sorocaba, no Mangal, a primeira mídia para o início da apuração dos votos na cidade. A mídia veio do Colégio Salesiano que fica na região do Mangal, em frente à sede dos cartórios eleitorais de Sorocaba. (Ana Cláudia Martins)
17h - Os portões das escolas se fecharam às 17h. As pessoas que ainda estão dentro dos colégios podem exercer o direito do voto, porém, ninguém mais pode entrar após o encerramento oficial das eleições. Na região do Mangal, ao lado da sede dos cartórios eleitorais de Sorocaba, há movimentação para sair do bairro. Ninguém chegou após o fechamento dos portões.
16h56 - Também sem agitação, o Colégio Salesiano, na Vila Independência, estava sem filas nas seções eleitorais. A escola fica ao lado da sede dos cartórios eleitorais de Sorocaba, onde as urnas eletrônicas serão apuradas. O porteiro Jefferson Lopes, de 52 anos, foi votar acompanhado de toda a família: a esposa Silvana, o filho Jefferson, a nora Bruna e o netinho Miguel, de três meses. “Foi super rápido, ninguém pegou fila aqui. A roupa é 100% Bolsonaro. Ninguém mexeu com a gente e nem olhou estranho. Aqui em Sorocaba é muito tranquilo, tirando aquele episódio do carro riscado no shopping Iguatemi Esplanada”, disse. (Wilma Antunes)
16h17 - O movimento também está tranquilo na escola estadual Prof. Ezequiel Machado durante esta tarde. As seções eleitorais estavam sem filas e quem chega no local consegue votar sem passar por nenhum tipo de transtorno. A tatuadora Mariana Sanqueta, de 29 anos, foi votar acompanhada da namorada Najla Fernandes, 28 anos. As duas foram de vermelho e, apesar de serem um casal, preferiram ir ao colégio juntas por questões de segurança.
“Foi tranquilo no primeiro turno e tranquilo agora. A gente espera que as coisas mudem, que as pessoas votem com amor. Ter uma esperança de que as coisas melhorem e a gente volte a viver e paz”, disse Mariana.
Najla afirmou que sempre votou na escola Ezequiel, no período da tarde, e nunca teve problemas com filas. “Não sei se é por causa do horário, porque eu sempre venho no finalzinho, mas é muito tranquilo. Como a gente preferiu se posicionar desta vez, achamos melhor virmos acompanhadas porque, infelizmente, não dá pra saber o que pode acontecer”, destacou. (Wilma Antunes)
15h58 - A escola estadual Flávio Gagliardi, no Jardim Saira, zona leste de Sorocaba, estava praticamente vazia. A situação contrasta com o primeiro turno das eleições, em que os eleitores esperaram por, pelo menos, 15 minutos para votarem. A agilidade do procedimento neste segundo turno pode estar relacionada a redução do número de candidatos, que agora disputam apenas pra presidente da República e governador do Estado de São Paulo.
Elida Bonilha, de 39 anos, foi ao colégio com a filha de três meses, a Lana, e não esperou nem dois minutos para votar. “Geralmente, na minha seção, tem menos fila. E como eu tenho a bebê, acabo passando na frente. Mas está tudo muito tranquilo, super rápido”, disse. (Wilma Antunes)
15h40 - Na escola Municipal Luiz Almeida Marins, na região oeste de Sorocaba, no bairro Júlio de Mesquita Filho, se encontra um local de votação tranquilo, bem organizado e limpo, com pouca fila e sem aglomeração, no horário da tarde. (Imar Caike Coelho - Agência Focs / Jornalismo Uniso)
14h30 - Um eleitor foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Votorantim na manhã deste domingo (30) após usar o celular na cabine de votação da EMEF Sueli da Silva Paula, no bairro Barra Funda. Segundo a 220° zona eleitoral da cidade com base no relato dos mesários da seção, o homem estaria digitando errado o número do candidato e pegou o celular que estava no bolso para fotografar a urna com o 'erro'. Por ser proíbido o uso do aparelho na hora do exercício do voto, a ação foi informada ao cartório e ele foi encaminhado à delegacia. O homem prestou depoimento e foi liberado. Um boletim de ocorrência foi aberto e a ação do eleitor será investigada. Apesar desta ocorrência, a votação em Votorantim ocorre com tranquilidade. (Thais Marcolino)
13h09 - No boletim parcial disponibilizado pelos cartórios eleitorais em Sorocaba, sete urnas precisaram ser trocadas. Das cinco zonas eleitorais da cidade, apenas a 137° não apresentou problemas até o momento. Apesar das trocas, não houve prejuízo para o exercício do voto em nenhuma seção. (Thais Marcolino)
Votação tranquila e sem filas no Colégio Anglo, em Ibiúna (crédito: Gabriela Vasconcelos Fernandes - Agência Focs / Jornalismo Uniso)
12h45 - Assim como no Primeiro Turno, o Colégio Anglo de Ibiúna, localizado na Rod. Bunjiro Nakao no Bairro Rio de Una, não apresenta filas numerosas, o eleitor pode votar rapidamente sem qualquer dificuldade. O Colégio possui rampas de acesso externas e internas, auxiliando pessoas com comordidades. Os eleitores que encontrarem problemas em achar suas seções poderão contar com o apoio de orientadores no local. (Gabriela Vasconcelos Fernandes - Agência Focs/ Jornalismo Uniso)
Alguns eleitores aguardando para votar na Escola Professor Marcos Antônio Mencacci no bairro Aparecidinha (crédito: Cristina Marcolino - Agência Focs/ Jornalismo Uniso)
12h38 - Na Escola Professor Marcos Antônio Mencacci, no bairro Aparecidinha, alguns eleitores enfrentam uma pequena fila nas seções enquanto aguardam para votar. (Cristina Marcolino - Agência Focs/ Jornalismo Uniso)
12h25 - O coordenador da zona eleitoral do colégio público Professor Cícero Siqueira, da cidade de Itu, Marcos Cesar Rodrigues de Souza, diz que "de manhã, foi bem movimentado, mas à tarde está mais tranquilo". Marcos acredita que isso se deva ao fato das pessoas já terem passado pelo primeiro turno. "O pessoal já sabe agora, diferente do primeiro turno".
Quando perguntado sobre o que espera até o fim do dia, alega que "A gente espera que venha bastante gente. Que lote. Mas que o pessoal não venha quando chover no fim do dia". (Bruna Franco – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
Limpeza das zonas eleitorais, em Itu (crédito: Bruna Franco – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
12h20 - Em Itu, chama a atenção a limpeza das zonas eleitorais. No primeiro turno, as ruas estavam muito sujas, mas, hoje, a cidade está tranquila e limpa.
(Bruna Franco – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
Movimento na Escola Professor Cícero Siqueira Campos, em Itu, é bem tranquilo (crédito: Bruna Franco – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
12h20 - Na Escola Professor Cícero Siqueira Campos, no bairro Jardim União, em Itu, movimento é extremamente tranquilo. (Bruna Franco – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
Movimento é tranquilo na Escola Estadual Doutor Cesário Motta, em Itu (crédito: Bruna Franco – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
12h10 - Movimento é tranquilo na Escola Estadual Doutor Cesário Motta, no centro de Itu. (Bruna Franco – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
Movimento é tranquilo na Escola Professor Accácio de Vasconcelos de Camargo, em Sorocaba (crédito: Cristina Marcolino – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
12h06 - Na Escola Professor Accácio de Vasconcelos de Camargo, no bairro Aparecidinha, Sorocaba, percebe-se uma movimentação tranquila. Mesários ouvidos pela reportagem disseram que o número menor de cargos em votação no segundo turno contribui para que os eleitores sejam mais breves nas urnas.
Filas para votar estão pequenas na Escola Estadual Antônio Vieira Campos, em Sorocaba (crédito: Gabriela Dias – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
12h01 - Na Escola Estadual Antônio Vieira Campos, no bairro Júlio de Mesquita, em Sorocaba, as filas nas seções estão curtas. Eleitores comentam que, comparado com o primeiro turno, o tempo de espera está menor. (Gabriela Dias – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
A movimentação é grande no Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu (crédito: Bruna Franco – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
11h51 - No Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, que também é o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), em Itu, há grande movimentação de carros e eleitores. (Bruna Franco – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
O movimento é tranquilo na Escola Municipal Professor Luiz Almeida Marins, em Sorocaba (crédito: Gabriela Dias – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
11h41 - A movimentação de eleitores é tranquila na Escola Municipal Professor Luiz Almeida Marins, no bairro Júlio de Mesquita, em Sorocaba. (Gabriela Dias – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
Há pouca movimentação na Escola Estadual Leonor Fernandes da Silva, em Salto (crédito: Raphaela Barreto – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
11h37 - A Escola Estadual Leonor Fernandes da Silva, no centro de Salto, apresenta pouca movimentação. (Raphaela Barreto – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
O movimento é tranquilo na Escola Estadual Professora Ana Cecília Martin, no Parque Esmeralda, em Sorocaba (crédito: Gabriela Dias – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
11h34 - Na Escola Estadual Professora Ana Cecília Martin, no Parque Esmeralda, em Sorocaba, as filas nas seções estão pequenas e o movimento de eleitores é tranquilo. (Gabriela Dias – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
Manga votou no Colégio Objetivo, no Centro (crédito: Cezar Ribeiro )
11h21 - O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), chegou para votar no Colégio Objetivo, no Centro, às 11h12. Ele estava acompanhado de sua mãe, do filho caçula, da primeira-dama, Sirlange Maganhato, e da secretária de Comunicação, Fernanda Buratini. Manga e Sirlange acompanharão as apurações dos resultados das eleições ao lado do candidato a governador do Estado Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um hotel de São Paulo, cujo nome não foi divulgado, a convite especial do político. Os munícipes que chegam ao Objetivo não encontram dificuldades para votar. O movimento está tranquilo e sem filas. (Virginia Kleinhappel Valio)
Escola Estadual Padre Anchieta, localizada no Bairro Campo Grande, em Pilar do Sul (crédito: Maria Carolina Ribeiro Mendes – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
11h17 - A Escola Estadual Padre Anchieta, localizada no Bairro Campo Grande, em Pilar do Sul, apresentou grande movimento no período da manhã, neste segundo turno. Foram observadas filas grandes em diversas seções. A escola possui 12 seções, onde 350 eleitores votam. (Maria Carolina Ribeiro Mendes – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
Escola Estadual Professora Elza Salvestro Bonilha, no Jardim Itangua, em Sorocaba (crédito: Gabriela Dias – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
11h13 - Na Escola Estadual Professora Elza Salvestro Bonilha, no Jardim Itangua, em Sorocaba, o movimento segue tranquilo com poucas filas. Algumas seções não apresentam filas de espera. Ao entrar na escola, os eleitores são encaminhados para a quadra e depois são direcionados para as salas de votação. (Gabriela Dias – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
Escola Cemus V – Rodrigues Luiz de Almeida, localizada no bairro São Gabriel, em Salto (crédito: Raphaela Barreto – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
11h04 - Na Escola Cemus V – Rodrigues Luiz de Almeida, localizada no bairro São Gabriel, em Salto, a movimentação de eleitores ainda é tranquila. A seção 90 está sem fila. (Raphaela Barreto – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
11h03 - A Polícia Militar de Sorocaba não registrou, até o momento, nenhuma ocorrência relacionada às eleições. (Da Redação)
Escola Estadual Professora Altina Julia de Oliveira, em Mairinque (crédito: Nícolas Borba – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
10h51 - Na Escola Estadual Professora Altina Julia de Oliveira, em Mairinque, as filas das seções eleitorais estão curtas. No colégio eleitoral há uma seção com acessibilidade que também apresenta, neste momento, movimento tranquilo. No primeiro turno, a maior concentração de eleitores foi registrada de manhã, logo na abertura dos portões. (Nícolas Borba – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
Eleitora precisa de ajuda para votar por falta de acessibilidade em Itu (crédito: Bruna Franco – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
10h41 - Na escola Regente Feijó, em Itu, uma eleitora teve dificuldade para entrar no colégio eleitoral por falta de acessibilidade. Um funcionário precisou ajudá-la. O jornal Cruzeiro do Sul entrou em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo e aguarda retorno. (Bruna Franco – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
O movimento é tranquilo na Escola Estadual Regente Feijó, em Itu (crédito: Bruna Franco – Agência Focs/ Jornalismo Uniso)
10h22 - O movimento de eleitores na Escola Estadual Regente Feijó, no centro de Itu, começa a aumentar. Ao contrário do que foi observado no primeiro turno, o local está limpo e sem santinhos no seu entorno. (Bruna Franco – Agência Focs/ Jornalismo Uniso)
Escola Municipal Prof. Manoel Martins Villaça, no centro de Mairinque (crédito: Nicolas Borba (AGÊNCIA FOCS/ JORNALISMO UNISO))
9h46 - O movimento na escola Estadual Prof. Manoel Martins Villaça, no centro de Mairinque, está bastante tranquilo durante o período da manhã deste domingo. Não há filas nas seções e está sendo rápido o processo de votação. Após o almoço, é comum que a escola apresente maior concentração de eleitores. (Nícolas Borba – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
Colégio Uirapuru, localizado na zona sul de Sorocaba (crédito: Cézar Ribeiro)
9h39 - No Colégio Uirapuru, localizado na zona sul da cidade, a movimentação de eleitores é intensa. Duas seções têm filas com mais de 10 pessoas, as restantes estão tranquilas. “
“Na parte da tarde provavelmente ficará mais cheio, mas em relação ao primeiro turno, quando o movimento era intenso desde às 8h, hoje está mais tranquilo”, comenta a mesária Aline Almeida, de 38 anos.
Escola Professor Marco Antônio Mencacci, no bairro Aparecidinha, em Sorocaba (crédito: Cristina Marcolino – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
9h27 - A Escola Professor Marco Antônio Mencacci, no bairro Aparecidinha, unidade que teve muitas filas no primeiro turno, novamente apresenta um movimento intenso na manhã deste domingo. A exceção é na sala de justificativa de voto que teve uma maior concentração de pessoas apenas entre 8h e 8h40 e depois deste horário tem permanecido com movimento tranquilo. As informações são de Aguinaldo dos Pássaros, intérprete de Libras que está no local para atender eleitores surdos e não atendeu nenhuma pessoa até o momento. (Cristina Marcolino – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
Escola Municipal Wilson Ramos Brandão, no Parque Ouro Fino, em Sorocaba (crédito: Gabriela Dias – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
9h05 - Na Escola Estadual Wilson Ramos Brandão, no Parque Ouro Fino, em Sorocaba, assim que chegam, os eleitores são direcionados ao pátio e vão sendo organizados de acordo com as seções eleitorais. Com esta dinâmica, que encaminha os eleitores para cada sala de votação de acordo com a capacidade de atendimento, está sendo observado pelos eleitores que o tempo de espera está menor do que no primeiro turno. (Gabriela Dias – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
Colégio Salesiano, em Sorocaba (crédito: Cézar Ribeiro)
8h49 - No Colégio Salesiano São José, em Sorocaba, o fluxo de pessoas é grande, porém, os munícipes não enfrentam grandes filas para votar. “Hoje a expectativa é que seja mais tranquilo, principalmente durante a tarde. A votação é mais rápida hoje (30) por ser somente dois candidatos” disse a mesária Andrea Ascencio, 48 anos. Ela explica que a tendência é que o movimento se intensifique mais por volta das 10h, no entanto, ainda assim, sem filas demoradas. (Virginia Kleinhappel Valio)
Escola Estadual Marco Antônio Mencacci, localizada no bairro Aparecidinha, em Sorocaba (crédito: Ana Heloísa Rosário - Agência Focs / Jornalismo Uniso)
8h30 - Na Escola Estadual Marco Antônio Mencacci, localizada no bairro Aparecidinha, em Sorocaba, apesar das filas observadas logo no início da eleição, o tempo de votação está sendo rápido. A maioria dos eleitores aproveitou esse início da manhã para votar em razão do clima previsto para o dia, já que a região terá altas temperaturas neste domingo. (Ana Heloísa Rosário – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
8h21 - Nas três escolas que a reportagem do Jornal Cruzeiro do Sul esteve até o momento na manhã deste domingo (30), E.M Dr. Getúlio Vargas, E.E Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) e E.E Antônio Padilha, não havia santinhos na rua. (Virginia Kleinhappel Valio)
Escola Estadual Padre Anchieta, em Pilar do Sul (crédito: Maria Carolina Ribeiro Mendes – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
8h18 - Na Escola Estadual Padre Anchieta, que fica no bairro Campo Grande, em Pilar do Sul, logo no início do período de votação já começaram a se formar filas de eleitores, até mesmo para os eleitores que se enquadram no critério de acesso preferencial. No local, é possível observar mais de 100 pessoas em frente ao ponto de votação. (Maria Carolina Ribeiro Mendes – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
Escola Estadual Antônio Padilha, em Sorocaba (crédito: Cézar Ribeiro)
8h15 - Os portões já abriram e o movimento de eleitores na E.E Antônio Padilha, em Sorocaba, até o momento, está tranquilo. Segundo a mesária Maria do Carmo, de 58 anos, no primeiro turno o movimento foi tranquilo, e sem filas, e neste domingo (30), deve ser da mesma maneira. (Virginia Kleinhappel Valio)
Escola Estadual Irmã Maria Nazarena, em Salto (crédito: Raphaela Barreto (Agência Focs / Jornalismo Uniso))
7h59 - Na cidade de Salto, antes das 8h era possível observar as filas se formando em frente a dois pontos de votação: na Escola Estadual Irmã Maria Nazarena, localizada no bairro São Judas e no Cemus V - Luiz Rodrigues de Almeida, no bairro São Gabriel. (Raphaela Barreto – Agência Focs/Jornalismo Uniso)
Fila na E.E. Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) em Sorocaba (crédito: Cézar Ribeiro)
7h59 - Na E.E. Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) em torno de 50 eleitores já estão na fila aguardando a abertura dos portões. A doméstica, Elisabeth Rodrigues, de 66 anos, é uma das munícipes que chegou cedo para votar. “É bom vir cedo, assim já fico despreocupada durante o dia”, comenta. (Virginia Kleinhappel Valio)
Fila na escola municipal Dr. Getúlio Vargas, em Sorocaba (crédito: Cézar Ribeiro)
7:39 - Na E.M Dr. Getúlio Vargas, uma fila de eleitores já começa a se formar. Os portões abrem às 8h. O motorista Antônio Carlos Pinto, de 69 anos, é o segundo da fila e está em frente à escola municipal desde 6h30. “Cheguei cedo para evitar uma fila grande mais tarde, já que o movimento deve aumentar durante o dia”, disse. (Virginia Kleinhappel Valio)
7h30 - O jornal Cruzeiro do Sul começa a cobertura das Eleições 2022 neste domingo (30). Neste segundo turno, o eleitor deve escolher dois candidatos, primeiro para o cargo de governador do Estado de São Paulo e, em seguida, presidente da república. Acompanhe a cobertura completa.
Galeria
Confira a galeria de fotos