Sorocaba
Município autoriza construção de 11 creches e duas escolas
Unidades, que criarão 2 mil vagas, devem ser entregues em 2023
A Prefeitura de Sorocaba autorizou o início da construção de 11 novas creches e mais duas escolas de ensino fundamental no município. Todas as obras têm previsão de entrega até o fim de 2023. Assinaram a Ordem de Serviço, na noite de quinta-feira (27), o prefeito Rodrigo Manga e os secretários da Educação (Sedu), Márcio Carrara; de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa; e de Administração (Sead) e Jurídica (SEJ), Luciana Mendes. Durante o anúncio, foram apresentadas as novas unidades que já iniciaram ou iniciarão suas construções em breve.
Além dos projetos e das licitações prontas, todas essas novas unidades escolares já têm recursos destinados para que as obras sejam feitas, informou a Prefeitura de Sorocaba. Com isso, serão proporcionadas mais cerca de 2 mil vagas para atender, principalmente, crianças de zero a três anos, que é a faixa etária de maior demanda no município.
No bairro Jd. Alpes de Sorocaba, a creche terá 10 salas de aula, atendendo 188 alunos, no modelo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com recursos do governo federal. No Jd. Villagio Milano, a unidade, também no modelo FNDE, terá 10 salas para 188 alunos. No Jd. Santo Amaro, da mesma forma, o projeto tem 10 salas, para 188 alunos, no modelo FNDE.
Já, no bairro Júlio de Mesquita Filho, a unidade infantil, no padrão FNDE, terá cinco salas, para atender 94 alunos. Outra unidade, no Jd. Monterrey, segue o mesmo modelo FNDE, com cinco salas e capacidade para 94 alunos. Crianças das imediações do Jd. Santa Rosa igualmente serão contempladas com uma creche, modelo FNDE, com 10 salas para 188 alunos. Na Vila Almeida, a unidade FNDE terá cinco salas, apta a atender 94 alunos. Enquanto, no Jd. Itália, que fica na região do Éden, a unidade será construída com recursos da própria Prefeitura. Serão 10 salas de aula, para 188 alunos. No Jd. dos Pássaros, os recursos para a construção também vêm do Município. Serão 10 salas e capacidade para 188 alunos. Por fim, serão entregues mais duas novas creches no Parque São Bento, em dois endereços, para atender um dos bairros mais populosos da cidade, ambas com 10 salas e capacidade para 188 alunos.
Além de todas essas creches, serão construídas mais duas Escolas Municipais do Ensino Fundamental. No Jd. Amália, onde a demanda é crescente e a carência se estende há vários anos, a escola terá 20 salas de aula, com capacidade para atender 1,4 mil alunos. No Parque São Bento, onde a demanda também é maior, serão 27 salas de aula, para 1.890 alunos. Essas duas escolas serão construídas com recursos próprios do Município e funcionarão nos períodos matutino e vespertino (à tarde).
Assinaram a Ordem de Serviço, na noite de quinta-feira (27), o prefeito Rodrigo Manga e os secretários da Educação (Sedu), Marcio Carrara; de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa; e de Administração (Sead) e Jurídica (SEJ), Luciana Mendes. Também participaram do ato a secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; a coordenadora do Centro de Desenvolvimento Aceleração e Inovação (CADI), Jessica Pedrosa; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; além dos empresários da área da construção civil, representando a Honus Construções, Bruno Campos, e a Casa Grande Construções, Bianco Rodrigo Dias. (Da Redação com Secom Sorocaba)