Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleições 2022

Concessionária de Sorocaba atende recomendações do MPT

Após denúncia, empresa teve de adotar medidas de divulgação sobre ilegalidade de assédio eleitoral

28 de Outubro de 2022 às 12:57
Cruzeiro do Sul [email protected]
Fachada da sede do Ministério Público do Trabalho, em Campinas
Fachada da sede do Ministério Público do Trabalho, em Campinas (Crédito: Reprodução/Internet)

Uma concessionária de veículos de Sorocaba atendeu às recomendações enviadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no sentido de coibir a prática de assédio eleitoral na empresa.

O caso ganhou repercussão após o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), comparecer no estabelecimento e pedir votos aos funcionários em favor de candidatos ao segundo turno das eleições deste ano.

Imediatamente após o recebimento da denúncia, o procurador Gustavo Rizzo Ricardo emitiu uma notificação aos representantes legais da concessionária, recomendando a adoção de providências para garantir aos empregados, diretos e terceirizados, o direito constitucional de escolher o seu candidato de forma livre e secreta.

Dentre outras medidas, o MPT recomendou que, no prazo de 24 horas, a empresa dê ampla publicidade aos funcionários acerca da ilegalidade de condutas de assédio eleitoral, inclusive dando ciência pessoal a todos os gerentes, supervisores e diretores da concessionária.

A empresa protocolou nos autos o cumprimento das recomendações, juntando inclusive provas de divulgação do feito em murais, grupos de Whatsapp e e-mail, além de um comunicado assinado pela direção que foi distribuído a todos os empregados.

O MPT enviou a denúncia ao Ministério Público Eleitoral, para que seja apurada a legalidade da conduta do chefe do Executivo municipal no caso.

O MPT na 15ª Região, que abrange 599 municípios do interior de São Paulo e litoral norte paulista, recebeu, até a manhã desta sexta-feira (28), 156 denúncias de assédio moral eleitoral, distribuídas nas regiões de Araraquara, Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba, com a celebração de 12 termos de ajuste de conduta (TAC) e o ajuizamento de 3 ações civis públicas. O MPT em Sorocaba recebeu, até o momento, 12 denúncias.

As denúncias podem ser feitas pelo endereço www.prt15.mpt.mp.br, pelo app Pardal MPT ou pessoalmente nas sedes das Procuradorias do Trabalho. (Da Redação)