Sorocaba
Dentista orienta sobre cuidados bucais durante tratamento contra o câncer
O acompanhamento de um dentista para pacientes oncológicos é de extrema importância, pois o câncer causa impactos significativos ao organismo
O tratamento para o câncer é intenso e pode trazer vários efeitos colaterais ao paciente. Procedimentos como quimioterapia, radioterapia e podem diminuir a imunidade e trazer danos à saúde bucal. Por conta disso, quando um tratamento de câncer é iniciado, é necessário que o paciente passe por um acompanhamento odontológico.
Segundo a cirurgiã-dentista Alessandra M. Romeiro Vieira, dentre as principais doenças, estão perda de paladar, sensibilidade nas gengivas e dentes e infecção por radiação. Além disso, a profissional explica a importância do dentista na equipe multidisciplinar oncológica, “é de fundamental importância na prevenção das complicações, a realização de exames físicos extras e intrabucal, para que caso necessário, seja realizadas intervenções odontológicas antes do início ou durante o tratamento oncológico.”
O acompanhamento odontológico para pacientes oncológicos tem extrema importância para preservar a vida do paciente, já que se ocorrer infecções virais e bacterianas pode ocorrer a sepse (infecção muito grave) caso esses microrganismos entrem em contato com a corrente sanguínea. Sem contar que, por conta das feridas que aparecem na boca, a alimentação de muitos pacientes é prejudicada.
Assistência em Sorocaba
Em Sorocaba, a ONG Associação de Socorro Imediato de Pessoas com Câncer (Asipeca) oferece uma equipe multidisciplinar para pacientes oncológicos da zona norte da cidade.
Segundo Maria José Pires, diagnosticada com câncer do endométrio em 2018, o tratamento odontológico foi extremamente importante durante seu tratamento. “Quando nós fazemos o tratamento contra o câncer, já ficamos muito debilitadas. Tive problemas com os dentes no inicio e graças ao tratamento tive uma qualidade de vida maior.”, explica Maria.
Além dos serviços odontológicos, a ONG oferece serviços como assistência Social, assistência jurídica, acompanhamento psicológico e nutricional. Tudo de forma totalmente gratuita. (Da Redação)