Buscar no Cruzeiro

Buscar

Onda Verde

Prefeitura adota medidas para melhorar a fluidez no trânsito

Dentre os procedimentos diários, está o controle do sistema viário de toda a cidade, via ação direta de agentes de trânsito

26 de Outubro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A chamada
A chamada "onda verde" é uma das maneiras de melhorar a fluidez nas vias mais movimentadas (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (25/10/2022))

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) anunciou que vem adotando medidas com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito em Sorocaba. Dentre os procedimentos diários, estão o controle do sistema viário de toda a cidade, via ação direta de agentes de trânsito nos locais, rede de videomonitoramento e, quando necessário, alteração do tempo de abertura dos semáforos.

A mudança do tempo de abertura dos semáforos é possível de ser feita mesmo remotamente, conforme a demanda de usuários, uma vez que o sistema é totalmente integrado, formado por dispositivos em aproximadamente 400 cruzamentos da cidade. Outra medida, também, é a mudança de sentido de tráfego em determinadas vias e, ainda, a abertura de passagem livre à direita, entre outras intervenções.

Há, adicionalmente, o sincronismo dos aparelhos para operar a chamada “onda verde”. É um tipo de coordenação semafórica em que uma corrente de trânsito recebe indicação luminosa verde, em uma sequência de semáforos de uma determinada rede. As indicações luminosas de cada um dos conjuntos semafóricos estão coordenadas, no decorrer do tempo, a fim de minimizar o atraso e o número de paradas das correntes de trânsito.

Os semáforos dos principais corredores estão interligados via Central Semafórica da Semob, que faz a administração e a coordenação dos conjuntos semafóricos e seus sincronismos. “Por meio da ‘onda verde’, é possível, via Centro de Controle Operacional (CCO), efetuar remotamente alterações instantâneas dos tempos desses cruzamentos para uma melhor fluidez e ajuste desses trechos”, explicou o secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini.

A equipe da Semob conta com técnicos especialistas que efetuam constantes estudos para implantações e ajustes dos tempos semafóricos, fazendo análises para as melhores combinações de tempo para os cruzamentos da cidade.
A “onda verde” está implantada em diversas vias da cidade, como as avenidas Washington Luiz, Antônio Carlos Comitre, Itavuvu, Ipanema, General Carneiro e Dom Aguirre, entre outras que necessitem da estratégia para otimização do tráfego.


Entenda como funciona


Uma determinada avenida, pertencente a uma rede que possua esse tipo de técnica, tem prioridade de passagem na maioria dos casos, sendo essa o corredor. Ou seja, quando o motorista sair de uma transversal, ele terá sua passagem restrita na avenida. Após isso, ele fará parte do corredor, pegando a “onda verde”.

Geralmente, tal sistema funciona nas vias em sentido ao Centro da cidade, no período da manhã, e em sentido aos bairros, à noite e de madrugada, de forma a otimizar a fluidez no sistema viário e garantir toda segurança e agilidade. Com a “onda verde”, igualmente se economiza tempo e combustível, diminuindo o período do usuário no trânsito, minimizando, o máximo possível, congestionamentos e lentidões, sobretudo em horários de pico.

A população pode colaborar para o bom funcionamento do sistema. Em caso de constatação de semáforo inoperante, basta ligar para o telefone 118. (Da Redação, com informações da Secom)