Votorantim
Redução de horários no transporte coletivo desagrada passageiros
Medida entrou em vigor domingo para ‘otimizar custo operacional’, justifica Prefeitura
Os passageiros do transporte coletivo de Votorantim reclamam da redução de horários. A medida foi adotada pela Prefeitura e entrou em vigor no domingo (23). Com as mudanças, em algumas linhas, os intervalos chegam a duas horas. Esse problema perdura há tempos na cidade, desde quando o Grupo São João ainda era responsável pelo serviço. Inclusive, o Executivo apontou a circulação reduzida como um dos motivos da troca da antiga empresa pela atual, a City Transporte.
A City começou a operar em 29 de maio. À época, a concessionária e a Prefeitura garantiam que, com a troca, os horários seriam ampliados e essa seria a principal melhoria proporcionada pela nova empresa. Porém, conforme passageiros, além de esse aumento nunca ter ocorrido, o cenário piorou. A Prefeitura discorda e afirma que houve ampliação do serviço.
Maria Lúcia Santos Barros usa diariamente o itinerário 3112 -- Vila Garcia -- Direto. Ela disse que, anteriormente, os intervalos eram de, no máximo, 50 minutos. Agora, chegam a duas horas. Ontem (24), precisou utilizar o serviço, e enfrentou dificuldades tanto na ida, quanto na volta. “Eu fiquei 1h30 esperando no ponto e nada de passar o ônibus”, contou. No retorno, chegou ao Terminal Urbano João Souto às 13h45, mas o próximo coletivo só saía às 15h15, e aguardou, novamente, 1h30.
Ela também disse que as alterações não foram adequadamente comunicadas, e só soube no ponto, por uma amiga.
Ontem, Priscila Aparecida Gongora dependia da linha 3122 -- Ângelo Vial -- via Jardim Archilla -- para ir embora. Teve de esperar desde às 13h30 o ônibus das 15h25. Isto é, aproximadamente duas horas. “Eu estou até passando mal, sem dinheiro, com fome”, reclamou. Segundo ela, este passou a ser o intervalo médio; antes, era de apenas 30 minutos.
A passageira Lúcia Cristina Trujillo estava preocupada. Na linha usada por ela -- 3108 -- Novo Mundo via Parque Bela Vista/Shopping -- os intervalos agora atingem duas horas. Antes, não excediam 50 minutos. Por isso, ela pensava em uma maneira de não se atrasar para o trabalho. Até a semana passada, Lúcia pegava o ônibus de 6h15, mas o horário foi extinto e há apenas o de 6h50. Ela entra no trabalho às 7h, Com isso, vive um impasse.
Secretaria de Mobilidade Urbana afirmou que as linhas passam por readequação para “otimizar e equilibrar economicamente as viagens e os horários. A medida se estenderá até o final do contrato emergencial com a City, no mês que vem.
A Secretaria garante que houve a ampliação de horários e de frota, bem como a reativação de linhas. Porém, agora a redução foi necessária em razão de aspectos do próprio mercado. A Secretaria garantiu não ter extinguido nenhuma linha. (Vinicius Camargo)