Buscar no Cruzeiro

Buscar

Contabilidade

CRCSP faz evento para alertar sobre exercício irregular da profissão

Contadores de Sorocaba e região participaram da palestra ministrada pelo vice-presidente do órgão

24 de Outubro de 2022 às 13:03
Vanessa Ferranti [email protected]
O vice-presidente do CRCSP, Marcelo Monello, também apresentou informações sobre irregularidades em Sorocaba e região
O vice-presidente do CRCSP, Marcelo Monello, também apresentou informações sobre irregularidades em Sorocaba e região (Crédito: Vanessa Ferranti)

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo realizou na manhã desta segunda-feira (24) uma palestra sobre o exercício irregular da profissão. O evento ocorreu em uma universidade, no Centro de Sorocaba, e contou com a presença de profissionais da área, além de delegados representantes de cidades da região.

No bate-papo, foi apresentado um plano de fiscalização, mostrando as ações do Conselho em relação as irregularidades, e dado orientações sobre como manter os escritórios trabalhando conforme as exigências da lei. Profissionais do órgão também realizam fiscalizações para identificar pessoas não habilitadas que estariam exercendo a função de contadores em Sorocaba e região. 

A iniciativa começou no início deste ano e acontece também em outras cidades do Estado. Hoje, a palestra foi ministrada pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcelo Monello. Durante a conversa, o vice-presidente do órgão, ressaltou os prejuízos que empresas e sociedade podem ter, quando pessoas atuam de maneira irregular na área de contabilidade, como o fechamento de empresas e, com isso, demissões no setor.

“Estamos falando de emprego, renda, questões sociais. Então é importante que tenha regularidade, os profissionais precisam estar registrados e nós estamos aqui para mostrar as nossas ações e, o efetivo trabalho da fiscalização, inclusive, tomando ações específicas, como por exemplo, até mesmo, acionar o Ministério Público”, declarou Monello.

O vice-presidente do CRCSP também apresentou informações sobre irregularidades em Sorocaba e região. De acordo com dados coletados pelo Conselho nos último seis anos, foram identificadas 222 trabalhando pessoas sem registro. Desse número, 17 foram autuadas e 99 regularizaram a situação sem precisar de autuação. 88 desligaram-se da área e 18 casos continuam em apuração.

O órgão também fiscalizou na região 138 pessoas que não estavam habilitadas para exercer a função. Desses, 46 foram autuados, 91 desligaram-se da área e um caso está em apuração. Também foram identificadas pessoas que estavam trabalhando como contadores, porém, sem cadastro. Nessa categoria 972 pessoas foram fiscalizadas, 131 autuadas e 192 fizeram a regularização. Nesse grupo, mais de 600 pessoas encerraram as atividades ou removeu atividade contábil e 58 casos são apurados.

Para o delegado representante do CRCSP em Sorocaba, Vancrei de Azevedo, eventos como esse são importantes para levar consciência aos profissionais que devem sempre trabalhar com ética e responsabilidade. “Sempre aparece pessoas não habilitadas, que queiram trabalhar sem registro e isso acaba trazendo até uma concorrência desleal com quem segue todas as regras que a lei manda, pois acabam oferecendo preços e coisas que não devem ser oferecidas”, declara.

Os representantes do órgão ressaltam ainda que os profissionais de contabilidade devem trabalhar em conjunto com a sociedade para combater o problema e denunciar os casos de irregularidades. “A participação dos profissionais, da sociedade, ao denunciar práticas irregulares, nos ajuda a combater estamos todas essas práticas”, finaliza o vice-presidente Marcelo Monello.

As denúncias podem ser realizadas pelo telefone (11) 3224-5400. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.