Eleições 2022
Urnas eleitorais são lacradas neste sábado em Sorocaba
Distribuição dos equipamentos para os locais de votação terá início na próxima sexta-feira (28)
A Justiça Eleitoral continua com a preparação das urnas eletrônicas para as Eleições 2022. Neste sábado (22), os equipamentos foram lacrados na sede dos Cartórios Eleitorais de Sorocaba, localizada na praça da Maçonaria, no Jardim Paulistano. Para fechar as 1.620 urnas da cidade, os profissionais dos cinco cartórios eleitorais do município realizaram uma força tarefa e finalizam essa etapa dos trabalhos.
Mas antes de serem lacradas, as urnas passaram por uma atualização. As mídias com os dados dos candidatos foram inseridas nos equipamentos. Em seguida, foram realizados testes de funcionamento e uma auditoria com a presença de um juiz eleitoral. “Nessa auditoria é checado se os sistemas instalados na urna eletrônica são aqueles mesmos que foram lacrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 3 de setembro, bem como, é a oportunidade de checarmos as fotos dos candidatos e os seus números, para ver se está tudo em ordem”, explica João Lima, chefe da 343ª Zona Eleitoral de Sorocaba.
Durante a auditoria também é verificado se os dados dos eleitores estão cadastrados e corretos. Após a lacração, as urnas continuam na sede dos Cartórios Eleitorais. A distribuição para os 170 locais de votação ocorre na próxima sexta-feira (28). Já a preparação das seções acontece no dia seguinte. “No sábado (29), véspera da eleição, todas as urnas são ligadas novamente para fazermos a inspeção visual e ver se está operacional. É a última checagem antes do grande dia. Estando tudo em ordem, essa urna só será ligada no domingo (30), a partir das 7h”, ressalta Lima.
Além das 1.620 urnas, o município também conta com cerca de 200 equipamentos reservas para substituição, caso ocorram problemas no dia da votação. No primeiro turno, realizado no dia 2 de outubro, 20 urnas precisaram ser trocadas na cidade, conforme foi apurado na ocasião pelo jornal Cruzeiro do Sul.
Votação
O chefe da 343ª Zona Eleitoral de Sorocaba, João Lima, reforça que quem deixou de votar no primeiro turno pode participar da votação do segundo turno das eleições 2022. Em 2 de outubro, mais de 18% dos eleitores aptos a votar em Sorocaba não compareceram às urnas. Segundo a Justiça Eleitoral, 513.603 pessoas do município podem exercer seu direito ao voto nessas eleições, mas a abstenção na cidade foi de 93.037 (28,11%) eleitores.
Quem não justificou a ausência, deve regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. Para realizar o procedimento, o eleitor deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral para preencher um Requerimento de Justificativa e escolher de que forma o documento deve chegar ao juiz da zona eleitoral na qual está inscrito: entrega pessoal no cartório, envio pelos Correios ou via internet, por meio do Sistema Justifica. A regularização também pode ser realizada pelo aplicativo e-Título. O prazo é de até 60 dias após a votação de cada turno. A multa cobrada pela Justiça Eleitoral é de R$ 3,51.