Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Mais sete casos de varíola dos macacos são confirmados na região de Sorocaba

Sorocaba recebeu quatro novas notificações da Secretaria de Saúde do Estado

21 de Outubro de 2022 às 21:23
Wilma Antunes [email protected]
Sorocaba confirma mais quatro casos de varíola dos macacos
Mais sete casos de varíola dos macacos são confirmados na região de Sorocaba (Crédito: Divulgação/Pexels)

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP) confirmou sete novos casos de varíola dos macacos na região administrativa de Sorocaba, nesta sexta-feira (21). Conforme dados da pasta, o conjunto de municípios agora contam com 69 notificações.

A Prefeitura de Sorocaba informou que, na cidade, mais quatro casos foram contabilizados, sendo 34 homens e oito mulheres. De todos os infectados, 24 estão recuperados e 18 seguem em isolamento domiciliar.

Itapetininga registrou duas novas infecções e agora totaliza sete casos. Votorantim, que teve um caso subtraído pela SES durante a semana, recebeu mais uma notificação, também totalizando sete positivações.

Os municípios notificados pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP) São: Botucatu (1), Conchas (1), Fartura (1), Guareí (1). Itapetininga (7), Itararé (1), Itu (3), Mairinque (1), Piedade (1), São Roque (3), Sorocaba (38) e Votorantim (7). Em todo o território paulista, o total de contaminados é 4.014.

Os sintomas mais comuns da doença são aparecimento de lesões na região das genitálias, tronco, membros inferiores e superiores, face e ânus. O Governo Estadual ainda destacou que as medidas de prevenção à varíola dos macacos devem ser mantidas.

A recomendação é evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele; higienizar as mãos com água e sabão e uso de álcool gel; não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais; e fazer uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes. (Wilma Antunes)