Buscar no Cruzeiro

Buscar

Muitos aprendizados

Zoo 'Quinzinho de Barros' comemora 54 anos com bolo de aniversário

Para celebrar, estudantes participaram da preparação de bolos especiais para algumas espécies

20 de Outubro de 2022 às 16:40
Thaís Marcolino [email protected]
Um dos bolos preparados pelos alunos
Um dos bolos preparados pelos alunos (Crédito: Cézar Ribeiro)

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” completa 54 anos nesta quinta-feira (20) e para comemorar, a Prefeitura de Sorocaba preparou uma programação especial com bolos feitos com itens pertencentes a dieta de cada bicho e quem colocou a mão na massa foram crianças e adolescentes de uma escola da cidade e um grupo familiar. As espécies que foram agraciadas com o presente foram a anta, chimpanzé, onça-pintada, hipopótamo e arara-azul e eles foram escolhidos pela equipe técnica porque já estão acostumados com a observação dos humanos, além de três deles (arara, anta e onça) também pertencerem à fauna brasileira.

Para prepararem os bolos, os estudantes foram separados em grupos (cada um ficou responsável por uma espécie) e assim elaboraram toda a decoração e mistura dos alimentos que seguiam as características alimentares de cada animal. A anta, por exemplo, tem uma dieta baseada em muitas frutas, legumes e até ração de cavalo. Já a onça-pintura, que tem como característica a caça, entre os itens que fazem parte de sua alimentação está coração, pescoço, fígado e por ser uma data especial também recebeu sardinha e camarão na mistura. Em todas as preparações um mimo: um corte nos alimentos simbolizando a escrita "Zoo 54".

Enquanto colocavam a mão na massa, o aprendizado tomou conta. Equipes de biólogos e veterinários do zoo aproveitaram para tirar todas as dúvidas quanto as espécies, hábitos no dia a dia, entre outros, que os estudantes tiveram. Assim que os bolos ficaram prontos, todos juntos foram em cada recinto para cantar parabéns aos animais e observaram eles se deliciando com as carnes, frutas, legumes e folhagens que ganharam. O chimpanzé, como é de costume, foi o mais admirado pelos cozinheiros do dia porque, além de ser uma espécie que muitos gostam de ver, fez muitas brincadeiras com os estudantes enquanto comia as frutas que recebeu.

Para Fabiana Medeiros Schian Bellon, chefe da seção de gestão do Zoológico, a experiência para os estudantes vai muito além de apenas visitar o espaço. “Muita coisa acontece aqui dentro. Tem a pesquisa, o atendimento médico, o cuidado com os animais, a conservação, etc. Trazer eles para cá é uma chance incrível de aprenderem e conscientizá-los sobre tudo isso e trazer a reflexão do ambiente em que vivemos”, explicou.

O pensamento de Fabiana é muito parecido com o do professor Marcos Valério Garcia, 62, que acompanhava a turma de 30 alunos da escola Escolástica Rosa de Almeida ao Parque. Ele contou que iniciativas como essa desenvolvem um cidadão que respeita a natureza e o meio ambiente. “O tema é abordado na sala de aula, mas nada como essa prática que acrescenta ainda mais para a concepção do cidadão”, disse.

Uma das alunas que acompanhou a preparação da comida da onça foi Julia Hergessel, de 13 anos. Ela tem o hábito de visitar o Parque, mas nunca em uma experiência tão imersiva. “Gosto bastante desse ambiente e a gente não sabia que íamos mexer com o bolo e foi uma experiência muito legal. O que vivi hoje me deu a chance de conhecer muita coisa, por exemplo, que o hipopotamo não come só carne, mas sim muitas frutas e legumes.”, comentou.

Além dos estudantes selecionados para participar da ação de aniversário, o Zoo recebe diariamente os visitantes, e hoje muitos estiveram presentes e participaram das celebrações.

O Zoológico

Inaugurado em 20 de outubro de 1968, o Zoológico “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. O parque municipal possui cerca de 1.000 animais de 250 espécies e, além do lazer ao público, desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Thiago Santoro, responsável pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), disse que é muito gratificante ver a relevância que o Zoo de Sorocaba tem em suas diferentes vertentes e quem o visita é contemplado por uma atmosfera bem natural com muitas árvores, que pode proporcionar uma sensação de floresta e por isso a pasta busca sempre melhorá-lo. “Temos um esforço muito grande para que a cada dia mais o Parque tenha melhorias para a população e, principalmente, para os animais que aqui estão”, finalizou. (Thais Marcolino)

Estudantes participaram da prepação de bolos especiais para algumas espécies - Cézar Ribeiro
Estudantes participaram da prepação de bolos especiais para algumas espécies (crédito: Cézar Ribeiro)

Estudantes observam o chimpanzé se deliciando com as frutas - Cézar Ribeiro
Estudantes observam o chimpanzé se deliciando com as frutas (crédito: Cézar Ribeiro)

Estudantes participaram da prepação de bolos especiais para algumas espécies  - Cézar Ribeiro
Estudantes participaram da prepação de bolos especiais para algumas espécies (crédito: Cézar Ribeiro)

Galeria

Confira a galeria de fotos