Sorocaba
Viaduto da Américo Figueiredo terá 218 metros de extensão
A fase atual é a de serviços de infraestrutura e montagem de pilares de sustentação
As obras de construção do viaduto na avenida Américo Figueiredo, na zona oeste, iniciadas em setembro passado, seguem o cronograma. A fase atual é a de serviços de infraestrutura e montagem de pilares de sustentação.
O viaduto é parte integrante do contrato de execução do primeiro trecho de implantação da avenida Marginal Itanguá, cujo trajeto inicial, ligando a avenida Adão Pereira de Camargo à avenida Américo Figueiredo, foi entregue em agosto passado.
O investimento na construção do viaduto é de R$ 8,7 milhões, por meio de recursos de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O projeto integra o Programa Sorocaba tem Pressa, lançado em 2021.
Depois de pronto, o viaduto terá 218 metros de extensão e 9,38 metros de largura. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos até agosto de 2023.
O novo viaduto terá duas faixas de circulação de veículos, dando continuidade ao tráfego no sentido centro/bairro. Será mantida uma alça de acesso, à direita, para conectar a av. Américo Figueiredo à Marginal Itanguá, em sentido ao aeroporto. Haverá, também, uma alça de acesso para o trânsito local, conectando a Marginal Itanguá à Alameda dos Cravos.
Todo o acesso na parte inferior do viaduto será feito obedecendo à altura mínima de 5,50 metros. O acesso de pedestres ocorrerá sob o viaduto, onde será implantado calçamento, o que permitirá acessibilidade em conexão com a via marginal.
A rua Cecília Meireles, entre a avenida Américo Figueiredo e a rua Benedito Ferreira Telles, passou a compreender uma das vias da Marginal e se manterá assim. O deslocamento em sentido ao bairro, pelo trajeto em obras, continua desviado para a nova marginal, de forma a evitar momentaneamente o local da construção da ponte.
Para a segunda fase das obras nas marginais do córrego Itanguá, ligando a região da avenida Santa Cruz à avenida Luís Mendes de Almeida está em licitação. A previsão é que as obras comecem em 2023, pois constam no contrato de financiamento com o CAF.
Esse segundo trecho criará um novo corredor de trânsito, cruzando a zona oeste e permitindo uma ligação direta, desde a avenida Dom Aguirre, passando pelas avenidas General Osório, Adão Pereira de Camargo, Santa Cruz e Luís Mendes de Almeida, até chegar à Rodovia Raposo Tavares. (Da Redação)