Saúde
Prefeitura reforça o uso obrigatório de máscara nos serviços de saúde
Secretaria da Saúde de Votorantim reforça à população que o Decreto Estadual sobre o tema, obriga o uso do item nos serviços de saúde
Desde setembro, o uso da máscara de proteção não é mais obrigatório em locais públicos. Porém, a Secretaria da Saúde de Votorantim relembra à população que o Decreto Estadual de nº 67.069 determina a obrigatoriedade do item nos serviços de saúde.
Em hospitais, laboratórios, farmácias e postos de saúde, o risco de contágio é maior. “A máscara é a única barreira que temos de equipamento de prevenção, tanto para o Covid-19 quanto para outras doenças de fácil transmissão pelo ar”, explica a secretária de Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes.
Izilda também explica que nesses lugares frequentam pessoas na espera de um diagnóstico. “Muitas vezes a pessoa está com o vírus mas é assintomática ou ainda não realizou um teste, por isso a importância do uso da máscara, tanto para pacientes como para funcionários”.
Além disso, as unidades de saúde não distribuem o item e nem são obrigadas a fornecer. “Em caso de esquecimento, nós oferecemos, mas temos um giro de atendimento de quase 50 mil pessoas por mês, é inviável distribuir todas as vezes a cada visitante”, comenta Izilda, que complementa: "Se for usar alguma unidade de Saúde em qualquer cidade do Estado de São Paulo, leve máscara de proteção.
(Da Redação)