Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Chuva prossegue durante a semana em Sorocaba

Nesta terça-feira (18), algumas regiões da cidade já tiveram fortes pancadas

18 de Outubro de 2022 às 12:39
Cruzeiro do Sul [email protected]
Chuva em Sorocaba deve continuar ao longo da semana
Chuva em Sorocaba deve continuar ao longo da semana (Crédito: Fábio Rogério (18/10/2022))

As temperaturas em Sorocaba confirmaram o esperado da previsão do tempo. Na manhã desta terça-feira (18), algumas regiões, como o Alto da Boa Vista, e bairros da zona norte tiveram fortes pancadas de chuvas. Nos próximos dias, a chuva pretende continuar na cidade, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta terça-feira (18), a previsão na cidade é de tempo nublado com pancadas de chuva. À noite é esperado trovoadas e muitas nuvens. A temperatura varia de 17ºC a 26ºC. Já nesta quarta-feira (19), a temperatura em Sorocaba será semelhante da anterior, e terá como mínima 18ºC e 24ºC como máxima. É previsto que o dia seja nublado e tenha pancadas de chuvas isoladas e a noite será nublada com pancadas de chuva e trovoadas.

Na quinta-feira (20), a previsão é que as temperaturas na cidade fiquem entre 17ºC a 31ºC. O dia será marcado por muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já na sexta-feira (21), são esperadas temperaturas entre 18ºC e 22ºC, além de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Segundo a meteorologista Helena Turon Balbino do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), só hoje em Sorocaba choveu 4 milímetros. Helena também conta que a entidade espera 91,3 milímetros de chuva no mês de outubro e que até o momento já choveu 42,6 milímetros.

No Estado

Situações como pistas escorregadias, pouca visibilidade e diminuição da aderência dos pneus aumentam o risco de acidentes em dias de chuva. Por isso, a Defesa Civil Estadual recomenda que sejam acesas as lanternas e os faróis baixos do carro para facilitar que seu veículo seja visto por outros condutores. O órgão também alerta para que em dias chuvosos, as pessoas não se abriguem em baixo de árvores ou estacionem seus veículos, pois as árvores podem cair e ocasionar graves acidentes. Outro alerta é que ao observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicou um aviso de chuvas intensas a partir de terça-feira (18) a hoje (19), é previsto que as chuvas sejam por volta de 20, 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A entidade orienta que em caso de rajadas de vento as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é orientado para que as pessoas evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.