Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleições 2022

Justiça Eleitoral inicia atualização das urnas para o 2º turno

Em Sorocaba, processo deve ser encerrado no sábado com a preparação e lacração das urnas

17 de Outubro de 2022 às 13:22
Vanessa Ferranti [email protected]
Para o 2º turno, acontece a atualização somente dos dados para os candidatos à presidência da República e ao governo de São Paulo
Para o 2º turno, acontece a atualização somente dos dados para os candidatos à presidência da República e ao governo de São Paulo (Crédito: Fábio Rogério)

A Justiça Eleitoral iniciou nesta segunda-feira (17) o processo de atualização das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições que acontecerá no dia 30 de outubro. Em Sorocaba, o procedimento começou a ser realizado nos Cartórios Eleitorais às 11h e deve ser encerrado no sábado (22). Ao todo, o município conta com 1.620 urnas que serão distribuídas em 170 locais de votação. Já em todo o estado são preparadas 115.557 urnas.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os equipamentos já estão carregados, desde o 1º turno, com os sistemas eleitorais e os dados dos eleitores, e agora haverá a atualização somente dos dados para os candidatos à presidência da República e ao governo de São Paulo, o que torna o processo mais rápido. O chefe da 343ª Zona Eleitoral de Sorocaba, João Lima, explica que o primeiro passo para realizar o procedimento de atualização é checar a autenticidade dos programas instalados nos computadores da Justiça Eleitoral.

Após a confirmação de que as informações estão corretas, as mídias são conectadas no computador e ocorre a transferência dos dados. Esse procedimento dura cerca de um minuto em cada mídia. “Ao todo, oito programas são testados nos computadores e 62 arquivos são checados. Todos os cartórios iniciaram essa cerimônia às 11h, na data de hoje”, contou Lima.

As atividades podem ser acompanhadas por partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras do processo eleitoral, a exemplo do Ministério Público, Polícia Federal, Conselho Nacional de Justiça e Forças Armadas.

Após a atualização de todas as mídias, cada uma delas é inserida em uma urna eletrônica. Em seguida, os equipamentos passam por testes de funcionamento e são lacrados. “Elas não realizarão nenhuma operação antes do dia e hora programados para a votação, portanto qualquer tentativa de ligar a urna, antes de 30 de outubro, será fracassada. Os lacres são assinados pelo juiz eleitoral e representantes de entidades fiscalizadoras”, ressalta o TRE.

Para o segundo turno, a distribuição das urnas estão previstas para acontecer no dia 28 de outubro, em Sorocaba. Já a preparação dos locais de votação ocorrem no sábado (29), véspera da eleição. O chefe da 343ª Zona Eleitoral de Sorocaba, João Lima, reforça que quem deixou de votar no primeiro turno pode exercer o direito de cidadão e participar da votação do segundo turno, mas não deve deixar de regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, caso não tenha sido feita a justificativa.

Para realizar o procedimento, o eleitor deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral para preencher um Requerimento de Justificativa e escolher de que forma o documento deve chegar ao juiz da zona eleitoral na qual está inscrito: entrega pessoal no cartório, envio pelos Correios ou via internet, por meio do Sistema Justifica. O prazo para regularizar a situação é de até 60 dias após a votação de cada turno. A multa cobrada pela Justiça Eleitoral é de R$ 3,51.