12 de Outubro
Dia das Crianças em Sorocaba é marcado por festas e atrações culturais
Ações em comemoração ao Dia das Crianças ocorrem no Paço Municipal e no bairro Ana Paula Eleutério
A diversão e a solidariedade marcam o Dia das Crianças, celebrado nesta quarta-feira (12), em Sorocaba. Diversos eventos gratuitos são realizados na cidade. No Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, há uma série de atrações. Já no Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério acontecem duas festas.
O evento organizado pela Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, começou às 9h e termina às 16h. A abertura oficial ocorreu no palco principal, às 10h. Depois, às 10h30, a Cia. Tempo de Brincar apresentou o espetáculo Cantos de Assombração. Às 14h, os super-heróis Capitão América, Homem-Aranha e Homem de Ferro, animaram a garotada. Às 15h, foi a vez dos personagens do filme encanto, da Disney.
No segundo palco, às 9h30, houve contação da história Clotilde e Honório, com as escritoras Soraia Uno e Jussara Perso. Ao meio-dia, uma equipe da Urbes - Trânsito e Transporte, empresa que administra o setor na cidade, encenou o teatro Deu ruim no trânsito. No Teatro Arena, às 14h30, o palhaço Fusquinha fez o público gargalhar com o número Ôtovinu!
Além disso, a Secretaria da Cultura (Secult) faz uma gincana. A pasta também desenvolve atividades recreativas, a exemplo de gibiteca, brinquedoteca, pebolim e tênis de mesa. A Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) oferece oficinas esportivas de minibasquete, minifutebol, jogo com raquetes, bambolê, cordas, dentre outras. A Secretaria da Educação (Sedu) levou a Carreta Literária -- uma biblioteca itinerante, -- e jogos de pintar. A Secretaria da Saúde (SES) oferta o serviço de auriculoterapia, oficinas de escultura de balões e de brinquedos recicláveis, além de teatro infantil.
A Associação Cultural Pintura Solidária também participa. A entidade disponibiliza pintura facial e de quadros, brincadeira de perna de pau e brinquedos infláveis. Outra opção de lazer é o ônibus Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), com oficinas, exposição tecnológica e outras atrações.
Segundo o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), a iniciativa é totalmente gratuita para toda a população poder aproveitá-la. Ainda conforme ele, o Executivo tem priorizado ações desse tipo. “Fizemos isso na Festa Julina, no aniversário da cidade, agora, no Dia das Crianças, e o Natal será assim”, adianta.
Lotada, a comemoração reúne diversas famílias. A dona de casa Silmara Melezinski, de 46 anos, levou a filha Sophia Lauren Rodrigues, de 7 anos, para aproveitar as atrações. Ela conta que reservou o dia inteiro para comemorar o Dia das Crianças ao lado da menina. “Depois de dois anos de pandemia, em que as crianças só ficaram dentro de casa, é muito importante elas poderem, agora, sair, ter essa convivência com outras crianças, brincar em um espaço aberto”, diz.
Lauren fez de tudo um pouco, incluindo uma pintura de borboleta no rosto. Mas, estava realmente encantada com os brinquedos infláveis. “Eu nunca brinquei em tantos brinquedos na minha vida”, comenta.
Luidy Barisio de Vasconselos, de 8 anos, também se divertiu. Ele praticou esportes, brincou nos infláveis, assistiu a uma apresentação musical, comeu doces e muitas outras coisas. E este foi só o primeiro compromisso de sua recheada agenda de programas para curtir o feriado. “Tenho programas com a minha família cedo, à tarde e à noite. Eu vou me divertir demais”, cita. A mãe dele, a autônoma Keila Barisio Vasconselos, de 42 anos, considera que a ocasião favorece, principalmente, o estreitamento dos laços familiares. “É a oportunidade de recreação, interação com a família e, por ser gratuito, beneficia todas as classes da nossa sociedade”, elenca.
Ana Paula Eleutério
No bairro Ana Paula Eleutério, voluntários promovem duas festas gratuitas, durante o dia todo. A quinta edição de uma delas foi idealizada pelo empresário Edvaldo de Melo Nogueira, de 36 anos, com o apoio da Pastoral do Menor do bairro e da Prefeitura. O evento começou às 11h e vai até as 17h. Uma corrente solidária marcou a ação, pois os organizadores a viabilizaram com doções de itens e dinheiro. Brinquedos infláveis, música, pintura facial e tatuagens fakes estão à disposição das crianças. Elas ainda ganharam lanches, refrigerante, kits de doces e bolas.
Para Nogueira, a maior recompensa desse trabalho é ver o sorriso da criançada. “O que mais me satisfaz e alegra o meu coração é fazer algo para as crianças, porque não espero nada em troca, somente a alegria delas”, destaca. “Por ser um bairro carente, muitos pais não têm condições de levar os filhos para brincar em shoppings, e, hoje, eles têm acesso a tudo isso aqui, gratuitamente”, completa.
A autônoma Priscila Helena Costa Silva, de 36 anos, leva os três filhos ao evento todos os anos. Ela é mãe de Pietro Costa, 3, Lorran Ferreira Costa, 8, e Lorena Ferreira Costa, 9. De acordo com Priscila, eles esperam ansiosamente pela ação. “Nem dormem”, brinca. Para ela, a iniciativa é uma forma de ajudar e de demonstrar amor ao próximo. “O que eles fazem pelas crianças carentes é inexplicável”, pontua.
Sorridente, bem-humorada e animada, Lorena transparecia felicidade pelo sorriso e brilho nos olhos. Com pintura facial e uma tatuagem “de mentira”, a garota gostou tanto de tudo que já não vê a hora de chegar o próximo Dia das Crianças. “Tem muita coisa legal aqui. Dá vontade de voltar. Se tivesse todos os dias, eu viria”, fala. (Vinícius Camargo)