Saúde
Sorocaba registra dois novos casos de varíola dos macacos
Os novos pacientes são um homem e uma mulher; o total de contaminados na cidade subiu para 31
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP) registrou dois novos casos de varíola dos macacos em Sorocaba, na tarde desta terça-feira (11). A Prefeitura confirmou as notificações e informou que os novos pacientes são um homem e uma mulher. O total de contaminados na cidade subiu para 31, sendo 23 recuperados e oito em isolamento domiciliar. Desta forma, a região administrativa contabiliza 56 casos da doença.
Entre os municípios que foram notificados estão: Botucatu (1), Conchas (1), Fartura (1), Guareí (1), Itapetininga (5), Itararé (1), Itu (3), Mairinque (1), Piedade (1), São Roque (3), Sorocaba (31) e Votorantim (7). Cerquilho e Campina do Monte Alegre tinham registrado um caso cada. Entretanto, a SES-SP informou que os infectados, na verdade, residiam em outras cidades. Logo, os dois municípios foram retirados da lista de notificação do Estado.
Já em território paulista, o total casos era de 3.861. Deste número, 91,87% é do sexo masculino e 8,13%, feminino. As cinco cidades com mais incidência de contaminação pelo monkeypox são: São Paulo (2.692), Campinas (84), Santo André (75), Guarulhos (73) e Osasco (66). De acordo com dados da pasta, a maioria dos pacientes apresentam lesões na região das genitálias, tronco, membros inferiores e superiores, face e ânus.
"O atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. O vírus da monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual", destacou o Governo Estadual. (Wilma Antunes)