Sorocaba
Cidade oferece qualificação em todas as áreas profissionais
Uniten disponibiliza cursos para suprir as necessidade do mercado
Tércio José Cardoso da Silva, de 62 anos, está há duas semanas fazendo um curso de manutenção de computadores na Universidade do Trabalhador (Uniten) de Sorocaba. Com o avanço da tecnologia, ele não quer perder tempo e deseja saber tudo sobre os equipamentos que ajudam a população a acessar o mundo virtual. Para ele, a experiência está sendo enriquecedora e de muitos aprendizados. “Hoje a tecnologia toma conta do mundo. Quero adquirir conhecimento, aprender e não parar”, ressalta o aposentado que está se preparando para retornar ao mercado.
Manutenção de computadores foi o curso que Tércio escolheu, mas esse não é o único oferecido pela instituição na cidade. A Uniten oferta mais de 30 qualificações profissionais em diversas áreas, como comércio, serviço e indústria. As vagas são gratuitas e destinadas a pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é formar profissionais de maneira rápida, com cursos que variam de 20 a 100 horas de duração, para que, assim, eles possam retornar ao mercado de trabalho.
Em reportagem do Cruzeiro do Sul sobre o mercado de trabalho sorocabano, publicada no último 15 de setembro, profissionais de RH comentaram sobre a demora para preencher algumas vagas de emprego por conta da falta de qualificação dos candidatos. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Henrique Marcelo, explica que Sorocaba está crescendo, com muitas oportunidades de emprego, por isso, é o momento ideal para qualificar a população. “Existem muitas vagas de emprego em todos os setores, inclusive, na construção civil, comércio, serviço e indústria. Também têm muitas empresas nos procurando e isso vai gerar ainda mais empregos”, relata.
Para suprir a demanda, a instituição tem uma parceria com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba. As vagas são disponibilizadas pelas empresas e a Uniten oferece cursos conforme a necessidade do mercado. “Todos os cursos ofertados aqui na Uniten já estão interligados com o PAT. Também temos parcerias com o Senai, Sistema S e Instituto Federal, com vários cursos”, informa Rodrigo César de Oliveira, coordenador da Uniten. Oliveira explica ainda que a entidade também trabalha com a requalificação de profissionais. “As vagas que sobram também podem ser disponibilizadas para quem já tem um emprego”.
Os interessados podem se inscrever de forma on-line no site uniten.com.br. Alguns cursos tiveram as inscrições encerradas recentemente, no dia 27 de setembro, mas abrirão novamente na segunda semana de novembro. A nova data será divulgada no site da Prefeitura de Sorocaba: https://www.sorocaba.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (15) 3316-1666, (15) 3316-1634 ou (15) 3616-1636. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Oportunidades
Através dos cursos de qualificação, muitos profissionais conseguem a primeira oportunidade ou retornar ao mercado de trabalho. Esse foi o caso da Michelle Cristina Pedro Pinheiro Chagas, de 35 anos. Ela estava há sete anos sem conseguir um emprego. Em maio, fez um curso na área de logística na Uniten e, em seguida, foi incentivada pelos profissionais da instituição a continuar os estudos na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), também localizada no mesmo prédio onde fica a Uniten, na Vila Barão.
Chagas passou no vestibular de processos gerenciais e foi contratada como estagiária em uma indústria. Pouco tempo depois foi efetivada. Atualmente, Michelle trabalha no departamento de pessoal de uma empresa, onde também faz seleção de candidatos, inclusive, recentemente, contratou mais duas profissionais que se formaram na Uniten. “Elas fizeram cursos na área de produção e leitura e interpretação de desenhos. Acredito que as empresas precisam ter um olhar para essas pessoas. Muitas vezes, a empresa olha no currículo há quanto tempo o candidato está fora do mercado e é preciso ter esse olhar, de que a pessoa teve a iniciativa de ir até a escola profissionalizante para se atualizar e conhecer algo novo”, enfatiza.
Já Tábata Amabile, de 34 anos, fez um curso de costura e decidiu investir no próprio negócio. Além de aprender tudo sobre o universo, como operar máquina industrial, cortar tecidos e modelar, entre outros serviços, Tábata também fez um curso de empreendedorismo na instituição, em parceria com o Sebrae, e hoje é proprietária de um Ateliê. “A Uniten te prepara para o mercado de trabalho e para ser empreendedor. Eles me levaram para o empreendedorismo, mas eles também te indicam para empresas. Você entra desempregado e sai como um profissional qualificado”, conta. (Vanessa Ferranti)
Galeria
Confira a galeria de fotos