Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleições 2022

São Paulo ganha destaque na reta final da campanha

Jornal Cruzeiro do Sul publica, amanhã, edição especial com a cobertura do 1º turno das eleições

02 de Outubro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Bolsonaro participou de motociatas em São Paulo e Santa Catarina
Bolsonaro participou de motociatas em São Paulo e Santa Catarina (Crédito: CAIO GUATELLI/AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) começou seu último dia de campanha em São Paulo. Com o objetivo de alavancar a candidatura de seu ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputa o cargo de governador do Estado. Bolsonaro participou de uma motociata, acenou a apoiadores, tirou fotos e caminhou por quase toda a extensão da Avenida Pedro Álvares Cabral.

Apoiadores seguiam o presidente, a pé e de moto. E gritavam palavras como “mito” e “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. Os manifestantes exaltaram o momento em que o presidente segurou uma imagem de Lula atrás das grades. O presidente também foi acompanhado por candidatos que disputam vagas ao senado, à Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa.

No início da motociata organizada pelo presidente, que partiu da Praça Campo de Bagatelle, na zona norte da capital, ele reafirmou a confiança de sua reeleição em primeiro turno, dizendo esperar “no mínimo” 60% dos votos.

De São Paulo, Bolsonaro foi para Joinville, em Santa Catarina onde também participou de uma motociata com apoiadores.

Lula

Lula encerrou sua campanha acompanhado de aliados na Avenida Paulista - MIGUEL SCHINCARIOL / AFP
Lula encerrou sua campanha acompanhado de aliados na Avenida Paulista (crédito: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP)

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), fizeram o ato final da campanha também em São Paulo. Uma caminhada com a militância partiu da Avenida Paulista e desceu pela Rua Augusta, na área central da capital. Em obediência à lei eleitoral, que veda a realização de comícios a menos de dois dias da ida às urnas, os candidatos não discursaram -- apenas cumprimentaram apoiadores.

Depois do ato, Lula seguiu para casa. Hoje ( 2), deve votar no período da manhã em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e, à tarde, acompanha a apuração dos votos em um hotel da capital.

Ciro Gomes

Ciro Gomes usou foto ao lado de Bolsonaro para pedir votos nas redes sociais - REPRODUÇÃO
Ciro Gomes usou foto ao lado de Bolsonaro para pedir votos nas redes sociais (crédito: REPRODUÇÃO)

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, e sua candidata a vice Ana Paula (PDT), participaram, em Fortaleza, do ato de encerramento da campanha. A carreata contou com a participação do candidato do partido ao governo do Ceará, Roberto Cláudio, que está em terceiro lugar na disputa pelo governo do Estado.

Ao ser questionado sobre apoio ao PT no segundo turno, caso não consiga avançar na disputa, Ciro disse que “se o PT quiser nos apoiar, o Roberto Cláudio, nós aceitaremos, mas eu apoiar o PT só na próxima encarnação”.

Ciro, que nas últimas semanas atacou fortemente o Partido dos Trabalhadores e o ex-presidente Lula, usou as redes sociais para tentar conquistar mais alguns votos. Ele postou uma foto ao lado do presidente Bolsonaro nos bastidores do debate realizado na TV Globo.

Simone Tebet

Simone Tebet, sem Rodrigo Garcia, visitou a quadra de uma escola de samba - TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO
Simone Tebet, sem Rodrigo Garcia, visitou a quadra de uma escola de samba (crédito: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO)

A candidata do MDB à presidência, a senadora Simone Tebet (MS) divulgou uma agenda de campanha neste sábado, 1º, com o governador Rodrigo Garcia (PSDB), mas o tucano não compareceu ao evento, que ocorreu na quadra da escola de samba Caprichosos do Piqueri, na capital paulista.

Segundo a assessoria da campanha de Garcia, o governador tinha outra atividade no mesmo horário e não foi convidado para o ato. Já a assessoria de Tebet disse que foi informada pela campanha de Garcia que o tucano estaria presente, assim como o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o candidato ao Senado Edson Aparecido (MDB).

Apesar de ser do PSDB, a vice de Tebet, senadora Mara Gabrilli, fez campanha separada de Garcia em São Paulo e esteve com o governador em poucas agendas. (Da redação com informações Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos