Buscar no Cruzeiro

Buscar

Monkeypox

Itapetininga confirma um novo caso de varíola dos macacos

Dessa forma, a região administrativa de Sorocaba, composta por 79 municípios, soma 48 positivações

01 de Outubro de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Região, agora, acumula 48 positivações, informa o Estado
Região, agora, acumula 48 positivações, informa o Estado (Crédito: CYNTHIA S. GOLDSMITH / CDC )

 

Itapetininga registrou ontem (30) mais um caso de varíola dos macacos. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Desta forma, a cidade passou de três para quatro infectados. Não foi informado o quadro de saúde e nem o perfil do paciente.

Dessa forma, a região administrativa de Sorocaba, composta por 79 municípios, soma 48 positivações, sendo: Botucatu (1), Campina do Monte Alegre (1), Cerquilho (1), Conchas (1), Fartura (1), Guareí (1), Itapetininga (4), Itararé (1), Itu (3), Mairinque (1), Piedade (1), São Roque (3), Sorocaba (24) e Votorantim (5).

Já no Estado, o acumulado é de 3.718. Conforme dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), 92,3% das pessoas que foram contaminadas são homens. As mulheres são minoria, com 7,6%.

A idade média dos pacientes é 25 a 39 anos. Entre os sintomas apresentados estão lesões nas genitálias, tronco, membros superiores, face, membros inferiores, ânus, palma da mão, boca e pés.

Apesar do nome da doença, o governo destacou que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. O monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual. (Wilma Antunes)