Monkeypox
Itapetininga confirma um novo caso de varíola dos macacos
Dessa forma, a região administrativa de Sorocaba, composta por 79 municípios, soma 48 positivações
Itapetininga registrou ontem (30) mais um caso de varíola dos macacos. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Desta forma, a cidade passou de três para quatro infectados. Não foi informado o quadro de saúde e nem o perfil do paciente.
Dessa forma, a região administrativa de Sorocaba, composta por 79 municípios, soma 48 positivações, sendo: Botucatu (1), Campina do Monte Alegre (1), Cerquilho (1), Conchas (1), Fartura (1), Guareí (1), Itapetininga (4), Itararé (1), Itu (3), Mairinque (1), Piedade (1), São Roque (3), Sorocaba (24) e Votorantim (5).
Já no Estado, o acumulado é de 3.718. Conforme dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), 92,3% das pessoas que foram contaminadas são homens. As mulheres são minoria, com 7,6%.
A idade média dos pacientes é 25 a 39 anos. Entre os sintomas apresentados estão lesões nas genitálias, tronco, membros superiores, face, membros inferiores, ânus, palma da mão, boca e pés.
Apesar do nome da doença, o governo destacou que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. O monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual. (Wilma Antunes)