Eleições 2022
Acusação de fraude em urnas leva servidores à Delegacia de Itapeva
Uma mulher estaria indignada porque o procedimento de carga e lacração das urnas estava sendo feito no sindicato
Servidores do Cartório Eleitoral de Itapeva registraram um boletim de ocorrência após uma moradora da cidade ter feito uma acusação de fraude durante a preparação das urnas eletrônicas, no último sábado (24). A mulher estaria indignada porque o procedimento de carga e lacração dos dispositivos estava sendo realizado no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção do Mobiliário (Sinticom), filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Em um vídeo gravado pela própria moradora, ela aborda um dos funcionários e pede o nome de todas as pessoas que estavam trabalhando na ocasião. Além disso, ela estava preocupada com o resultado das eleições em Itapeva e chegou a dizer que se Lula (PT) tivesse mais votos que Jair Bolsonaro (PL), todos estariam “ferrados”.
“Tá bem estranha essa situação, viu? Se der Lula em Itapeva, vai ser roubado. Fizemos uma carreata e deu muita gente. E a carreta do Lula não deu ninguém. Se der, isso vai dar problema e todo mundo vai ter que responder por isso... se o Bolsonaro não ganhar aqui em Itapeva, no primeiro turno, vocês estão ferrados. O bicho vai pegar”, disse.
Ela também chegou a perguntar em quem os servidores iriam votar e se eles eram filiados a algum partido político. Constrangidos com a situação e com medo da ameaça, eles decidiram registrar um boletim de ocorrência no domingo (25), no Plantão Policial de Itapeva.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) destacou que, desde 2014, o Cartório Eleitoral de Itapeva realiza o procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas no Sinticom, por falta de espaço físico no cartório. O sindicato fica ao lado do Cartório Eleitoral da cidade.
Além disso, o órgão também informou que, neste ano, o Sinticom foi requisitado por meio do ofício 116, em 21 de setembro de 2022. Ainda esclareceu que os funcionários terceirizados que atuam no procedimento no local foram contratados por meio de licitação pública e todos os contratos do órgão estão disponíveis para consulta em: www.tre-sp.jus.br/transparencia-e-prestacao-de-contas.
Conforme o TRE-SP, foram contratados 1.206 assistentes de eleição para os cartórios das 392 zonas eleitorais da capital e do interior e os 18 Postos de Atendimento do Estado, por meio de pregão eletrônico (58/2022), celebrado contrato com a empresa Seres Serviços de Recrutamento e Seleção de Pessoal Ltda.
“As atividades dos assistentes de eleição coadunam-se com as descritas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (código 4110-10), com as especificidades da Justiça Eleitoral, tais como: auxiliar na digitação de textos e planilhas, auxiliar na preparação e revisão dos equipamentos utilizados nas eleições e auxiliar nos sistemas internos, entre outras”, explicou.
O TRE-SP finalizou dizendo que qualquer cidadão ou cidadã poderá levantar dúvidas ou reportar eventual irregularidade observada na cerimônia de preparação de urnas, que é aberta ao público, mas isso precisa ser feito por escrito ao juízo eleitoral sem, no entanto, dirigir-se diretamente aos técnicos e aos servidores da Justiça Eleitoral, durante o exercício de suas atividades.
“Apesar disso, os servidores do Cartório Eleitoral de Itapeva prestaram todos os esclarecimentos aos responsáveis pela gravação do vídeo para demonstrar a lisura de todos os procedimentos”, concluiu em nota. (Wilma Antunes)